notícias
09 May


Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra recebe Mass Training em Suporte Básico de Vida | INEM

Dia 9 de maio, das 15h30m às 16h30m, a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra recebe a Mass Training em Suporte Básico de Vida, promovida pela Delegação da Região Centro do INEM e destinada à comunidade escolar, designadamente aos alunos do Curso de Turismo de Ar Livre. Organizada pelo INEM, esta sessão de treino tem como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente no que concerne à realização de manobras de reanimação.  

A iniciativa tem a particularidade de permitir a formação simultânea de um número elevado de pessoas, pois é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em subgrupos, sendo utilizado, durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia, para que todos os participantes tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos.  
 
No final da ação, é expectável que os participantes consigam reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida. 
 
Através deste tipo de ações o INEM cria a oportunidade de incutir a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.  
 
O Instituto Nacional de Emergência Médica é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde, pelo que este tipo de iniciativaspretende reforçar a capacidade de AGIR em caso de emergência. 
newsletter
Subscreva a nossa Newsletter. Receba informações sobre as nossas escolas
siga-nos
outras redes