testimonies

O curso de Turismo de Ar Livre
    “O Curso de Turismo de Ar Livre (TAL) do Turismo de Portugal e da APECATE tem sido de extrema importância para a política de Recursos Humanos da DNA, que procura a excelência e máxima qualidade nos serviços de Animação Turística e Organização de Eventos que presta! Desde o início desta oferta formativa já tivemos 4 estágios curriculares, sendo que 1 desses, no final do seu percurso académico, se tornou estágio profissional e, desde Abril de 2016, foi contratado pela empresa no âmbito do Estímulo Emprego.  Além deste contributo, sempre que temos eventos que necessitam de monitores extra, recorremos frequentemente a alunos e ex-alunos com esta formação! O CET de TAL confere-nos um elevado grau de segurança na hora de escolher os elementos para a nossa Equipa pois estamos certos de que teremos profissionais apaixonados pela área, com bons conhecimentos técnicos e relacionais e que, em geral, acrescentam valor à nossa Equipa! Consideramos esta oferta formativa estruturante não só para a DNA, mas para todo o sector que necessita de uma mão de obra qualificada e preparada para credibilizar  o sector e qualificar ainda mais a oferta!” João Ramos  
Filipe Carrilho
Ex-Aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
"A minha experiência na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril do Turismo de Portugal foi sem dúvida crucial no meu crescimento pessoal e profissional, uma experiência durante 3 anos, rodeado dos melhores profissionais. Respira-se conhecimento e tudo o que sou hoje e o trabalho que desenvolvo diariamente deve-se ao que aprendi. Uma aprendizagem continua, num ambiente prático, sem dúvida que é a "cereja no topo do bolo" para quem procura uma experiência única, como foi a minha. O facto da minha formação ter sido desenvolvida neste âmbito permitiu-me que no final do meu curso, tivesse a oportunidade de trabalhar para a Banyan Tree Spa Hotel & Resorts, uma cadeia internacional de hotéis e spas de luxo de origem tailandesa. Com o passar do tempo o meu ciclo de realizações terminou e senti a necessidade de aplicar todo o conhecimento adquirido no que tocava à minha formação e a oportunidade de mudar a minha vida para Berlim e consequentemente aprender alemão, uma das mais fascinantes e desafiantes aventuras da minha vida que se tornou real. Hoje trabalho na empresa Booking.com em Berlim, a maior empresa de reservas de hotéis do mundo- Diariamente sou desafiado a crescer e a fazer mais e melhor. Recordo, frequentemente, que uma das grandes lições que aprendi na EHTE é que com esforço e dedicação podemos ser tudo o que quisermos, porque existe sempre um lugar reservado para nós, entre os melhores."    
Guilherme Longle De Carvalho
Head Chef em 41 Portland Place
Sempre gostei de comer! Qualquer Chef tem que gostar primeiro de comer, de ter o prazer de dar de comer aos outros e ter o prazer de alguém o felicitar. Quais são as profissões em que se pode ter felicitações todos os dias? Na altura, em 1998, eu decidi que queria ser Cozinheiro, era algo que me atraía muito (ainda me atrai) e decidi então ir a procura de uma Escola de Hotelaria. Sendo do Pinhal Novo, Setúbal era a opção mais viável, e foi a melhor de facto! A grande desvantagem na altura, na velhinha escola por cima da Região de Turismo da Costa Azul, eram as instalações, mas isso tornava-se numa vantagem muito boa, as pessoas eram mais unidas, as turmas interligadas, mesmo o staff, professores, técnicos e alunos eram todos envolvidos. Formei-me com 18 anos, na altura todos eram mais velhos que eu. Automaticamente comecei a trabalhar, mas passado algum tempo imigrei para São Tomé e Príncipe, 2 anos no Pestana Ilhéu das Rolas, e estou por terras Britânicas já faz quase 7 anos. A formação foi uma ferramenta altamente valiosa e que ate hoje guardo os princípios básicos sobre Cozinha e Hotelaria, e claro, as amizades que criei. A aplicação no trabalho e a decisão de fazer muitas horas de trabalho (mesmo não sendo remuneradas) um dia irão ser recompensadas pelo esforço e dedicação do trabalhador, nunca pensar que conhecer mais além é um erro, mas sim uma certeza da vontade e dedicação do indivíduo.  
Liliana Cabeça - ITB BERLIN 2012
Ex-Aluna do Curso de Gestão Hoteleira - Alojamento
A surpresa do convite para a BTB inaugurou o 2º Semestre! Ciente da importância de agarrar todas as novas oportunidades que pudessem surgir nesta nova fase da minha vida, foi sem pestanejar que aceitei o convite feito pelo Chefe Eduardo Vicente. Esta experiência veio, de facto, reforçar a minha convicção da minha opção pelo curso de Gestão Hoteleira em Alojamento, da EHTC. Veio, ainda, sublinhar a velha máxima que dita a Fortuna de “estar do sítio certo, à hora certa: No primeiro dia da feira, fui convidada a fazer a tradução simultânea da entrevista levada a cabo por uma rádio alemã, à Secretária de Estado do Turismo- a Dr.ª Cecília Meireles. Foi, sem dúvida, o momento alto da Feira, em que me senti briosa por ter estado à altura do desafio e por ter representado com sucesso a Escola de Coimbra. A ela estendo a simpática parabenização feita pela Drª. Cecília Meireles. Em suma, a experiência vivida na BTB proporcionou-me a oportunidade de visitar Berlim, cidade única pela história e cultura imensuráveis, de ter superado o desafio de ter sido intérprete por um dia, de ter contribuído para a promoção do Turismo de Portugal e, acima de tudo, por ter feito parte de uma equipa incansável e fantástica (EHTC e EHTL). Na bagagem trouxe um conjunto de competências e experiências que me motivam, a cada dia, a fazer mais e melhor.  
Cátia Aguiar - Concursos AEHT 2011
Ex-Aluna do Curso de Gestão Hoteleira - Alojamento
Foi com enorme orgulho que representei a EHTC e o Turismo de Portugal no 24º Encontro Internacional da AEHT. Foi uma competição muito intensiva, onde colocamos todos os nossos conhecimentos à prova, que decorreu de forma bastante saudável entre as várias equipas dos diferentes países. Embora a participação tenha sido o mais importante, a medalha de bronze (3º lugar) foi, sem dúvida, a “cereja no topo do bolo”. É inexplicável a sensação de estar no pódio, é um misto de emoções e uma vontade imensa de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o meu sucesso! Obrigada EHTC!
João Martins - estágio internacional
Aluno do CET Gestão e Produção de Cozinha
O aluno João Martins do curso de Gestão e Produção de Cozinha deixou-nos o seu testemunho sobre a realização do seu estágio internacional:   "A experiência que vivi durante o estágio em Chipre foi excelente, a vários niveis! Em termos profissionais vi-me inserido num grupo de trabalho com alto nível de exigência. Sendo uma unidade hoteleira de 5 estrelas, para poder servir convenientemente os clientes, a exigência de um elevado padrão de excelencia é indispensável. A atenção aos detalhes, aos pormenores e à apresentação são os pontos que destaco. A Pastelaria do Four Seasons de Chipre já foi premiada internacionalmente! Em termos comunicacionais também foi muito positivo, pois houve a necessidade de usar uma lingua que não a lingua mãe (neste caso o inglês), e em certos casos a comunicação não verbal, pois alguns colegas apenas falavam grego. A nível pessoal, pude estabelecer contacto com colegas de outros países, conhecer novas culturas e um país com História, praias e paisagens fantásticas!"   De destacar que para além deste aluno, a EHT Vila Real de Santo António teve mais 3 alunos envolvidos na realização de estágios internacionais: Sérgio Brito, também no Chipre, José Slva e Ionut Mateica em França (La Baule).  
Isa Sebastião
Ex-aluna do CET Gestão e Produção de Cozinha e estagiária no Restaurante Martin Berasategui
"Terminei o meu curso em Fevereiro deste ano, e neste momento encontro-me a meio de um estágio de 3 meses, no Restaurante Martin Berasategui (3estrelas Michelin - San Sebastian). No ano passado tive o privilégio de estagiar na cozinha do Hotel Villa Magna, em Madrid, que foi recentemente eleito como o melhor hotel da capital espanhola.  Foi importante para mim, e penso que todos os que tenham a oportunidade devem agarra-la, pois abriu me algumas portas, tanto é que estou a pensar voltar para lá.  Fazer um estágio fora do país é muito enriquecedor por tudo o que aprendemos, e por contactos que poderão resultar de um bom desempenho. Quer a nível da minha área que é cozinha, quer a nível pessoal é uma experiência que nos faz crescer e nos dá mais conhecimento, pois o que se faz num determinado país é sempre diferente do que se faz noutro, e da diferença resultam ideias, surgem questões, e mais conhecimento. Realmente, cada vez mais tenho a certeza, que a formação que nos é dada na escola é fundamental. Senti que ia bem preparada, e com formação, muita vontade e dedicação não há barreiras que nao sejam derrubadas.  Infelizmente, a situação económica do nosso país, e a nossa cultura, faz com que seja dificil um jovem encontrar um bom emprego nesta área em Portugal.  Sendo Portugal um país rico em produtos únicos em aroma e sabor, com o melhor peixe do mundo, segundo o Chefe Juan Mari Arzak (3estrelas Michelin), é de lamentar que as pessoas não valorizem o que é nosso. Os cozinheiros muitos trabalham para si,e para a sua imagem e não para a sua cozinha. É importante que se unam, só assim a nossa Cozinha poderá ser mais respeitada, pois para mim continua sendo a melhor cozinha do mundo, e a formação do Turismo de Portugal esta muito acima de muitas escolas de hotelaria do mundo."                               
Daniel Roque - estágio internacional
Aluno do CET Gestão e Produção de Cozinha
Partilhamos o seguinte email, enviado à Coordenadora Pedagógica da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por um aluno que se encontra actualmente em estágio internacional em Itália: "Boa tarde Dra. Anabela, Queria comunicar-lhe, que o estagio esta a correr muito bem. O Hotel onde estamos instalados é muito bom, e o restaurante é de outro mundo. Fomos recebidos pela Dra. Maria Corelli, que nos acompanhou no primeiro dia. No restaurante fomos recebidos como mais dois membros da equipa, tendo ambos neste momento responsabilidades na cozinha. A experiência tem sido muito enriquecedora, quer a nivel pessoal, quer a nivel profissional, querendo deixar aqui o meu agradecimento a toda a direcção da EHTE, pelo apoio prestado e pela aposta em mim.  Muito agradecido por todo apoio. Melhores cumprimentos,Daniel Roque" 
Hugo Silva
CEO da Cocktail Team
"Sabia que acabava o 12º ano e tinha uma carreira profissional. Sabia que tinha uma profissão, enquanto que no liceu uma pessoa acaba o 12º ano e nao sabe fazer absolutamente nada."   Veja aqui a entrevista de Hugo Silva, CEO da Cocktail Team e ex-aluno da EHT Estoril.
Elisabete Barardo
"A EHTFundão foi mágica. Foi especialissima. Foi a melhor escolha que podia ter feito." Veja aqui a entrevista de Elisabete Barardo, Chefe de Cozinha na Embaixada portuguesa em Washington.
"A minha ida a Berlim" - Aluno da EHTEstoril na ITB Berlin 2010
A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril em Berlim … na ITB Após a minha chegada à cidade de Berlim, comecei a perceber que estava num país com costumes e tradições diferentes das nossas. Os próprios edifícios, são diferentes. As ruas são muito mais largas, parecendo auto-estradas, com bastantes vias de trânsito. Após ter arrumado as minhas coisas no hotel, fomos almoçar a um self-service bastante grande com muita variedade de comidas e bebidas. Foi uma recepção bastante agradável. Fomos passear pela cidade de Berlim, conhecer sítios e monumentos emblemáticos. Embora com bastante frio, foi uma experiencia única. No primeiro dia de feira, fiquei espantado com a quantidade de armazéns cheios de stands, onde se podiam encontrar cerca de 200 países representados. Havia perto de 80 000 pessoas nos seus postos, e recebemos mais de 500 000 visitantes. O meu primeiro dia foi bastante trabalhoso, pois tive de me adaptar ao meio envolvente e ao tipo de trabalho que iria executar. Os restantes dias correram lindamente embora tenhamos recebido mais pessoas, conseguindo trabalhar à vontade e com tempo para tudo. No meu último dia de feira (sexta-feira) ainda consegui conhecer o pavilhão onde estava, ver os países em representação da Europa, América do Sul e ainda Ásia. Não por falta de tempo, mas sim por falta de forças, não consegui visitar mais nenhum pavilhão, dadas as dimensões dos mesmos. Fiquei hospedado num hotel bastante agradável e acolhedor, tive a oportunidade de visitar restaurantes típicos da Alemanha, e também um bom restaurante português. Gostei especialmente de trabalhar com uma equipa excelente, com óptimos monitores e alunos e de conhecer pessoas muito simpáticas e agradáveis em Berlim. Será uma experiencia que irei recordar para toda a vida, e que me marcou. Espero poder repetir experiências do género. Bruno Miguel Duarte Santo – Curso Gestão e Produção de cozinha 16 de Março de 2010
Cátia Martins, Restaurante DOP
“Para mim estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela foi uma experiencia da qual resultaram muitos frutos. Fez-me tornar numa pessoa mais responsável, aceitar os desafios sem receio das possíveis derrotas. Aprendi que o medo nos impede de evoluir e avançar em diversas fases da vida. Lidei com várias pessoas e mentalidades, tirando proveito, como auto-ajuda, na forma como interajo com as mesmas. Fiz grandes e duradouras amizades, entre outras situações, boas e más, que só contribuíram para aprender a lidar com obstáculos e problemas futuros.”
Telmo Dinis Lourenço Santos
Ex-aluno do Curso Técnico de Gestão Hoteleira, finalizado em 2002
Estudar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra foi um marco, de inestimável importância, na minha vida pessoal, académica e profissional. Afirmo-o com muito orgulho. Presentemente, exerço funções administrativas no Gabinete de Estágios, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e sou docente de Estágio dos Cursos de Especialização Tecnológica (Gastronomia e Artes Culinárias, Restauração, Higiene e Segurança Alimentar e, ainda, Recepção e Alojamento Hoteleiro)
Marcos Sousa
Comecei a trabalhar na área, bem antes de imaginar que nela estaria o meu futuro… Pesquisei um pouco e a EHTC reunia as condições necessárias para formar talentos e gestores de sucesso. Dispõe de excelentes trunfos, nomeadamente físicos e humanos para produzir profissionais com grande aptidão e conhecimentos para a indústria hoteleira. À EHTC devo muito do que sou hoje, quer pessoal, quer profissionalmente!Garantidamente um parceiro para o sucesso!”Estou a desempenhar o cargo de Assistente de Direcção Geral do Grupo Vila Galé Hotéis, exercendo funções na unidade de Lagos, desde 2007.
Mariana Lacerda
Directora Geral da Pousada do Freixo
Na Escola do Porto foi onde aprendi técnicas e conhecimentos fundamentais para exercer na arte de bem receber. A sua formação teórica e pratica facilitou-me decisivamente a entrada no mercado de trabalho, bem como estabelecer contactos que ainda hoje mantenho. A EHTP foi fundamental para abrir horizontes, cabe-nos a nós saber desenvolve-los.
Nuno Teixeira
Coordenador de Eventos
"A Formação nas Escolas do Turismo de Portugal criou o Início da minha Carreira Profissional, onde adquiri os conhecimentos Técnicos, práticos e necessários a um Serviço de Excelente Qualidade. Sem esta Formação seria impossivel alcançar, a médio prazo, uma posição hierárquica e alguma valorização pessoal. A metodologia e Técnicas aplicadas durante o meu período de formação foram altamente enriquecedoras a nível Profissional e Sócio-Cultural. Devo salientar que para alcançar um nível mundial terá de ter sido formando nas Escolas do Turismo de Portugal"
Follow us
others networks