
Com 16 restaurantes e 3 hotéis de aplicação abertos ao público, permitimos uma aprendizagem prática imediata que começa dentro das nossas próprias Escolas. Nestas estruturas os alunos aplicam os seus conhecimentos teóricos em situações reais, o que culmina num processo de aquisição de conhecimentos muito mais aprofundado.
O mais recente Estudo de Inserção Profissional dos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo, realizado em 2011 pelo Turismo de Portugal, conclui que a taxa de atividade atinge os 80 por cento ao final de seis meses, sendo que 65 por cento dos alunos encontra emprego em menos de um mês. É também neste aspeto que nos distinguimos, proporcionando uma inserção no mercado de trabalho extremamente rápida e abrangente.
Sinal do reconhecimento do mercado, é que em apenas 10 dias obtivemos candidatos suficientes para metade das vagas abertas para o ano letivo 2011/2012, um número recorde.

Ao nível internacional proporcionamos também estágios curriculares com duração variável entre 4 e 8 semanas.
Realizar um estágio num país diferente é uma “mais valia” na formação. Nesta ótica, o Turismo de Portugal prospeciona empresas do setor no estrangeiro que correspondam às necessidades de formação prática dos alunos, seguindo rigorosos critérios de seleção sobre as condições em que os estágios irão decorrer. Em 2011, estes ocorreram em mais de 12 países europeus e noutros destinos como Canadá, Estados Unidos da América e São Tomé e Príncipe em unidades de topo entre 3 e 5 estrelas, bem como restaurantes de renome internacional e estrelas Michelin.

Investimos também continuamente em novas tecnologias, nomeadamente em relação aos softwares aplicáveis ao Turismo, i.e. programas reais e específicos que permitem fazer a simulação de atividades de F&B, receção e reservas de agências de viagens.

A aposta na escolha criteriosa dos nossos formadores traduz-se no sucesso dos nossos alunos. As Escolas do Turismo de Portugal contam com formadores altamente qualificados e preparados para transmitir os melhores conhecimentos aos seus formandos em todos os conteúdos lecionados. Nas áreas mais técnicas temos profissionais dedicados a 100% à atividade da escola, bem como profissionais que, estando no ativo, trazem consigo uma experiência profissional que partilham com os seus alunos, enriquecendo deste modo a sua aprendizagem.

É igualmente importante realçar a importância das nossas equipas de gestão para o sucesso das nossas Escolas. Ao nível interno, cada escola é coordenada por profissionais especializados e com experiência na área da gestão. Em termos mais alargados, o Turismo de Portugal apresenta a Direção de Formação como pilar de suporte à gestão integrada das 16 Escolas. Conseguimos assim traduzir as melhores práticas individuais e sinergias de conjunto no nosso sucesso de uma rede escolar, de forma a igualar a Qualidade e Exigência em todas as nossas Escolas.

A parceria das Escolas do Turismo de Portugal com a Ecole hôtelière de Lausanne representa mais um “selo de qualidade” na formação do setor pelas nossas escolas. A Ecole hôteliére de Lausanne conta com 118 anos de experiência e foi a primeira escola de Hotelaria no mundo, sendo reconhecida internacionalmente como uma das melhores.
As nossas escolas apostam na educação como eixo de qualidade essencial para o desenvolvimento do país e da área de Hospitalidade e Turismo em geral. Neste espírito, surgiu em 2008 a parceria entre esta escola suíça e as Escolas do Turismo de Portugal, envolvendo a revisão dos planos curriculares, da qualificação dos formadores, da formação e métodos de transferência de conhecimento e aprendizagem, das infraestruturas formativas e organização técnico-pedagógica.
A parceria estratégica com as Escolas de Hotelaria e Turismo define-se em 5 dimensões-chave: consultoria, desenho de currículos, formação pedagógica de formadores, auditorias académicas e formação para executivos.
O resultado deste projeto assume grande importância nos Curriculum Vitaes dos nossos alunos, dado o seu elevado potencial para influenciar de modo muito positivo o percurso profissional dos mesmos, nomeadamente nas oportunidades de entrevista
Para além da nossa aposta no enriquecimento do processo de formação dos alunos, acreditamos também na importância do prosseguimento dos estudos para muitos deles. Temos então uma rede alargada de relações com o meio académico superior que servem esses dois propósitos:
· Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
· Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
· Instituto Superior de Administração e Gestão
· Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Instituto PIAGET)
· Instituto Politécnico de Castelo Branco
· Instituto Politécnico do Porto
· ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
· Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
· Universidade Portucalense
De destacar, os protocolos específicos para prosseguimento directo para Mestrado ou Pós-Graduação:
E as condições preferenciais para os nossos antigos alunos relativamente ao Mestrado Executivo:
Para a entrada em qualquer uma das nossas Escolas, os candidatos terão de ser submetidos a um processo de seleção, realizando entrevistas e provas específicas (português, matemática e inglês) Esta seleção tem como objetivo avaliar os conhecimentos base dos alunos, bem como a sua motivação e interesse em ingressar num dos nossos cursos. Só assim conseguimos garantir grupos de trabalho empenhados e com vontade de atingir bons resultados, melhorando a sua prestação ao longo do período letivo e a sua posterior integração no mercado de trabalho.