Publicado em

29 de Abril de 2021

Escola do Turismo de Portugal //

Vila Real de Santo António

A importância da formação profissional na sociedade atual

Image

Nunca a importância da formação profissional foi tão evidente como nos tempos atuais, tanto para quem emprega como para os próprios trabalhadores das organizações.

Para além do mero cumprimento do código do trabalho, que no nº 2 do artigo nº 131 define que o trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de quarenta horas de formação contínua, cada vez mais, a formação profissional é encarada como um fator de excelência na valorização do capital humano e das próprias organizações, deixando de ser vista como uma perda de tempo e passando a ser encarada como um investimento essencial com retorno efetivo.


Depois de muitos anos sendo bastante desvalorizada, atualmente os benefícios da formação profissional são cada vez mais reconhecidos. Ao longo deste artigo irei referir alguns desses benefícios, não só para as empresas, como também para os próprios trabalhadores.


Mais conhecimento e novas competências

O conhecimento e as competências adquiridos ao longo do processo de formação são cada vez mais valorizados, sendo que os colaboradores ficam habilitados para contextos profissionais mais exigentes onde a inovação, a criatividade, a competitividade e a necessidade de mudança são uma constante. Neste sentido, a formação profissional deverá ser sempre encarada como uma oportunidade de evolução, que acaba por levar à execução de um trabalho de excelência, contribuindo assim, não só para a valorização pessoal do trabalhador, como também para o desenvolvimento e a diferenciação da organização, tão necessários na realidade atual.


Mais produtividade

Embora tenha melhorado significativamente nos últimos anos, Portugal continua a ser dos países da União Europeia com uma menor taxa de qualificação. Este fator tem um grande impacto a nível sócio económico, uma vez que afeta os níveis de produtividade e de rentabilidade das empresas. A formação profissional pode constituir uma forma de colmatar baixos níveis de produção, resultantes de conhecimentos e competências insuficientes por parte do capital humano.


Maior diferenciação no mercado

A diferenciação no mercado pode ser considerada tanto para os colaboradores como paras as empresas. Se um colaborador procura melhores oportunidades de emprego, ou até mesmo uma promoção profissional ou salarial, a formação profissional poderá ser uma ajuda preciosa, contribuindo significativamente para a diferenciação positiva dos seus pares. Em termos empresariais, contratar colaboradores com formação profissional, com conhecimentos e competências atualizadas, é sempre uma mais valia, uma vez que fortalece a empresa em termos de criatividade, inovação e empreendedorismo, contribuindo para que a mesma seja mais competitiva no mercado e diferenciando-a dos seus concorrentes.


Maior atualização

Vivemos numa era em que a informação é gerada e partilhada a uma velocidade vertiginosa, em que as tendências são rapidamente ultrapassadas e em que as descobertas científicas surgem todos os dias, contribuindo para o desenvolvimento de técnicas e de processos mais eficazes e eficientes. Os processos e os equipamentos de trabalho tornam-se rapidamente obsoletos e substituíveis, e essas atualizações muitas vezes passam-nos despercebidas. Assim, a formação profissional é fundamental para que as empresas e os colaboradores tenham acesso a informação mais atualizada e adaptada às necessidades de cada negócio, aumentando o nível de competência e de competitividade.


Maior probabilidade de inserção profissional

Para quem procura uma oportunidade de inserção profissional ou de ascensão na carreira, a formação é, sem dúvida, uma excelente forma para conseguir um retorno ativo, uma vez que, normalmente, as pessoas com mais qualificações são as que têm menor dificuldade na inserção profissional e maior probabilidade de ascender na carreira.


Maior capacidade de adaptação

A formação profissional proporciona um conjunto de competências que advém da atualização e que são um contributo valioso no mercado de trabalho. O profissional, ao estar mais atualizado e ao ter mais conhecimentos torna-se mais eficiente e as empresas estarão mais predispostas a contratá-lo.



Maior realização

A formação profissional contribui para a nossa realização, uma vez que nos permite sentir uma maior segurança relativamente ao nosso desempenho. Quanto melhores formos e quanto mais preparados estivermos na execução das nossas funções, mais realizados nos sentimos e mais felizes somos nos nossos locais de trabalho.

O Turismo de Portugal é das entidades que mais tem trabalhado em prol da formação profissional e da valorização dos profissionais do setor, destacando-se como um parceiro de excelência, em qua a qualidade é sempre o principal objetivo a atingir, uma vez que acreditamos que a qualificação dos recursos humanos é a base para a crescente competitividade das empresas e do setor, que tão afetados têm sido pelos efeitos da pandemia.

Neste esforço de valorização duma formação profissional com qualidade, o Turismo de Portugal conta, para além das doze escolas, com a Academia Digital, uma plataforma de formação online, recentemente lançada, que disponibiliza a todos os profissionais do setor, um amplo leque de oportunidades.

 

Autoria

Elsa Martins

Formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Assessora da Formação Executiva e da Qualidade

 

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image