Publicado em

15 de Abril de 2021

Escola do Turismo de Portugal //

Oeste

CANAIS DIGITAIS, RISCOS REAIS NA GLOBAL MONEY WEEK

Image

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi uma das quatro que participou no debate “Canais digitais, riscos reais” no dia 24 de Março no âmbito da Global Money Week (GMW), uma iniciativa organizada pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE / INFE).

Para representar a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estiveram presentes os alunos Rúben Ferreira e Henrique Silva, da turma do 3ºAno, do Curso Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas.

O tema 'Cuide de si, cuide do seu dinheiro' foi o tema da GMW2021.

Este tema destaca a importância de construir resiliência financeira e permanecer saudável no contexto atual.

Neste debate, os alunos discutiram a importância dos cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços financeiros, sob o lema “Canais digitais, riscos reais”.

Antes do debate virtual, os alunos de cada escola, juntamente com os seus professores, trabalharam o tema dos canais digitais através do preenchimento de um questionário e posterior discussão em aula dos resultados, que contou com o apoio de materiais didático-pedagógicos desenvolvidos pelos supervisores financeiros.

No debate virtual, cada escola, representada por dois alunos, partilhou as suas conclusões sobre o tema. Os restantes colegas e professores puderam assistir à sessão online e acompanhar a participação das suas escolas.

As conclusões partilhadas revelam que a maior parte dos alunos das diferentes escolas envolvidas já realizou pagamentos através de telemóveis. Os alunos partilharam ainda os comportamentos de risco que mais frequentemente adotam neste contexto, os quais passam pelo acesso a wifi públicos, a utilização de apenas uma sequência de bloqueio de ecrã para aceder ao telemóvel e o download de apps de lojas não oficiais.

O debate foi encerrado pela Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que agradeceu o envolvimento destas escolas na iniciativa e reiterou a importância da adotação de comportamentos adequados aquando da utilização de canais digitais para aceder a produtos e serviços financeiros.

Em oito Edições A GMW já juntou mais 40 milhões de crianças e jovens de 175 países. É uma iniciativa à escala global e com uma representatividade muito grande. Desde e 2020 a GMW é coordenada pela IFE da OCDE, num fundo é uma REDE de países dedicada à promoção da educação financeira e do qual Portugal faz parte.

Nesta iniciativa, participaram cerca de 190 alunos do ensino secundário. O Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (Aveiro), a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Leiria); a Escola Secundária Poeta Al Berto (Setúbal) e o INETE – Instituto de Educação Técnica (Lisboa).

https://www.facebook.com/GlobalMoneyWeek

https://www.todoscontam.pt/pt-pt/noticias/global-money-week-2021-escolas

#globalmoneyweek2021 #OCDE

 #TakeCareOfYourMoney #LearnSaveEarn

Image

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image