Novo
Regime de Acesso para os cursos de nível 4, sem provas de admissão, irá
facilitar todo o processo de candidatura e acesso à rede de escolas do Turismo
de Portugal.
Candidaturas
abertas até 20 de junho para os cursos de nível 4 e 18 de julho para cursos de
nível 5 e Cursos On the Job.
O mês de
abril irá arrancar com a abertura das candidaturas às 12 Escolas do Turismo de Portugal
que decorrerão entre 01 de abril e 20 de junho para os cursos profissionais (nível
4) e cursos On the Job e 18 de julho para os cursos de especialização
tecnológica (nível 5).
Os
candidatos poderão escolher cursos em 8 áreas principais: Gestão Hoteleira, Cozinha,
Pastelaria, Restauração e Bebidas, Turismo de Natureza e Aventura, Turismo
Cultural e do Património, Alojamento Hoteleiro e Gestão de Turismo.
Porquê
apostar no Turismo?
O
secretário-geral da OMT, neste período pós-COVID19 defende que estamos “num
momento muito bom para as cidades e os países afetados pela massificação
perceberem os erros que cometeram e repensar o seu modelo de turismo”.
Ainda
que o futuro permaneça uma incógnita, ninguém parece ter dúvidas que
o turismo da próxima década vai ser significativamente diferente. Novos perfis
de consumidores, aliados a novas necessidades e exigências vão exigir
adaptação e inovação por parte do setor.
Haverá agora
uma maior procura por experiências que permitam ao viajante mergulhar na
cultura local. Os sítios menos massificados permitem satisfazer a necessidade
de visitar e conhecer novas culturas, gastronomias e tradições, num ritmo mais
lento.
Também a procura por atividades ao ar livre, destinos de natureza, bem-estar,
etc., são uma nova tendência que permitirá a conciliação do conceito de
isolamento social com a descoberta e contacto com a natureza.
Por sua vez
a sustentabilidade ganhou espaço e é agora a palavra de ordem. Os turistas
escolhem cada vez mais empresas e destinos que promovam práticas de
sustentabilidade.
Também o
digital passou a ser vital e as empresas do setor repensaram as suas
estratégias pós-COVID-19, e estão cada
vez mais presentes nas plataformas digitais – de forma profissional e com
qualidade. A digitalização da economia é um caminho sem retorno. As pessoas
estão mais atentas do que nunca aos meios digitais e esta é a oportunidade para
conquistar novos clientes, que estão desejosos de voltar a viajar.
Atentos a
toda esta conjuntura, a rede de escolas do Turismo de Portugal (re)adaptou-se a
esta nova realidade.
Os cursos da
rede de Escolas do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do
Turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam
agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do
país.
Formar
líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que
o Turismo tem na reconstrução das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a
qual assenta a recente remodelação da oferta formativa oferecida pela rede de
12 escolas do Turismo de Portugal.
Para Ana
Paula Pais, diretora de Formação, «as escolas do Turismo de Portugal são hoje
espaços ilimitados, viveiros de sonhos, ajudando os jovens a adquirir
competências técnicas, digitais e comportamentais, que os tornarão líderes das
empresas do futuro.
Com
abordagens pedagógicas inovadoras de trabalho por projeto, com opções
curriculares customizadas, integrando novas áreas de desenvolvimento pessoal e
criativo, e novos conteúdos de digital, de sustentabilidade, de economia
circular, de gestão de equipas, as nossas escolas têm as melhores condições
para uma formação ajustada aos desafios do setor do turismo e sobretudo às
ambições e aos sonhos dos jovens».
Recorde-se
que a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação
TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização
atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas
características. Este selo de qualidade, reconhecido mundialmente, é
reflexo do prestígio internacional da formação oferecida pelas 12 escolas.
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