Publicado em

7 de Abril de 2022

Escola do Turismo de Portugal //

Info

CANDIDATURAS ABERTAS

Image

Novo Regime de Acesso para os cursos de nível 4, sem provas de admissão, irá facilitar todo o processo de candidatura e acesso à rede de escolas do Turismo de Portugal.

Candidaturas abertas até 20 de junho para os cursos de nível 4 e 18 de julho para cursos de nível 5 e Cursos On the Job.

 

O mês de abril irá arrancar com a abertura das candidaturas às 12 Escolas do Turismo de Portugal que decorrerão entre 01 de abril e 20 de junho para os cursos profissionais (nível 4) e cursos On the Job e 18 de julho para os cursos de especialização tecnológica (nível 5).  

Os candidatos poderão escolher cursos em 8 áreas principais: Gestão Hoteleira, Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Turismo de Natureza e Aventura, Turismo Cultural e do Património, Alojamento Hoteleiro e Gestão de Turismo.

Porquê apostar no Turismo?

O secretário-geral da OMT, neste período pós-COVID19 defende que estamos “num momento muito bom para as cidades e os países afetados pela massificação perceberem os erros que cometeram e repensar o seu modelo de turismo”. 

Ainda que o futuro permaneça uma incógnita, ninguém parece ter dúvidas que o turismo da próxima década vai ser significativamente diferente. Novos perfis de consumidores, aliados a novas necessidades e exigências vão exigir adaptação e inovação por parte do setor.  


Haverá agora uma maior procura por experiências que permitam ao viajante mergulhar na cultura local. Os sítios menos massificados permitem satisfazer a necessidade de visitar e conhecer novas culturas, gastronomias e tradições, num ritmo mais lento.  


Também a procura por atividades ao ar livre, destinos de natureza, bem-estar, etc., são uma nova tendência que permitirá a conciliação do conceito de isolamento social com a descoberta e contacto com a natureza. 


Por sua vez a sustentabilidade ganhou espaço e é agora a palavra de ordem. Os turistas escolhem cada vez mais empresas e destinos que promovam práticas de sustentabilidade.

Também o digital passou a ser vital e as empresas do setor repensaram as suas estratégias  pós-COVID-19, e estão cada vez mais presentes nas plataformas digitais – de forma profissional e com qualidade. A digitalização da economia é um caminho sem retorno. As pessoas estão mais atentas do que nunca aos meios digitais e esta é a oportunidade para conquistar novos clientes, que estão desejosos de voltar a viajar.

Atentos a toda esta conjuntura, a rede de escolas do Turismo de Portugal (re)adaptou-se a esta nova realidade.

Os cursos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, pretendem preparar profissionais do Turismo que pensem criticamente, que influenciem mudanças positivas, que sejam agentes de preservação do território, das tradições e da identidade do país. 

Formar líderes ativos nesta mudança global, que saibam assumir a responsabilidade que o Turismo tem na reconstrução das sociedades, é a visão ‘holística’ sobre a qual assenta a recente remodelação da oferta formativa oferecida pela rede de 12 escolas do Turismo de Portugal.

Para Ana Paula Pais, diretora de Formação, «as escolas do Turismo de Portugal são hoje espaços ilimitados, viveiros de sonhos, ajudando os jovens a adquirir competências técnicas, digitais e comportamentais, que os tornarão líderes das empresas do futuro.

Com abordagens pedagógicas inovadoras de trabalho por projeto, com opções curriculares customizadas, integrando novas áreas de desenvolvimento pessoal e criativo, e novos conteúdos de digital, de sustentabilidade, de economia circular, de gestão de equipas, as nossas escolas têm as melhores condições para uma formação ajustada aos desafios do setor do turismo e sobretudo às ambições e aos sonhos dos jovens».

Recorde-se que a rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo, a primeira que esta organização atribui, a nível mundial, a uma rede de escolas com estas características. Este selo de qualidade, reconhecido mundialmente, é reflexo do prestígio internacional da formação oferecida pelas 12 escolas. 

Outros artigos:

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image