Publicado em

5 de Abril de 2021

Escola do Turismo de Portugal //

Douro - Lamego

De Lamego para o Mundo - José Matos

Image

José Matos

Kitchen supervison

 

Que curso tiraste na EHTD-L?

Tirei o curso de Gestão e Produção de Cozinha, terminei em 2017.

 

Onde estás a trabalhar?

Estou no Reino Unido, a trabalhar no Carluccios.

 

Onde vives? Gostas do sítio onde vives? Porquê?

Vivo em Southampton, uma pequena cidade no sul da Inglaterra. Gosto bastante de aqui viver, é uma cidade tranquila com acesso a tudo o que preciso, perto do trabalho e da faculdade.

 

Onde já trabalhaste?

Já realizei vários estágios em Espanha e Portugal. Aqui, no Reino Unido, de momento trabalho na Carluccios, que é de cozinha italiana, e já trabalhei, também, num hotel do grupo Holiday Inn.


O que gostas mais naquilo que fazes?

Como trabalho e estudo ao mesmo tempo, tenho sempre algo para fazer. Neste momento, estou a terminar a licenciatura em Turismo. Apesar de estar em lay-off e ter aulas online, a faculdade ajuda os alunos com as melhores ferramentas para nos proporcionar um bom ensino e preparação para a nossa carreira no futuro. Em relação ao trabalho, eles são muito flexíveis com o horário, o que me permite realizar essas duas funções em simultâneo.


Podes descrever um dia no teu trabalho?

Os dias nunca são monótonos. O meu restaurante oferece pequenos-almoços, almoços e jantares. Então, dependendo do horário, que varia cada semana, tanto posso estar de manhã ou à noite. Os horários são quase sempre seguidos e não mais que 8 horas (a não ser que a pessoa queria trabalhar mais no mesmo dia). Por isso, cada dia é algo diferente. Tanto posso estar na zona quente, ou nos frios, ou nas sobremesas ou até mesmo ajudar na copa. A nossa equipa é bem organizada e existe um espírito de cooperação.

Tenho a sorte de poder trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Como já disse, no meu trabalho são muito flexíveis no que respeita a horários o que me permite fazer os dois em simultâneo. No Carluccios sempre me deram a possibilidade de poder crescer e subir de patamar dentro da empresa. No entanto, o meu objetivo é terminar a minha licenciatura este ano em maio e, em setembro, começar o Mestrado em Hotelaria e Turismo. A pandemia teve um impacto negativo na minha carreira e na nossa área de Turismo e Hotelaria, contudo, tudo carrega em si aprendizagens. Creio que precisamos nos adaptar a esta nova “realidade” e não desistir dos nossos objetivos.


A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego contribuiu para chegares onde estás hoje?

Sim, sem dúvida. Ninguém sai do curso a saber tudo, então é importante fazer estágios, trabalhar em vários sítios e conhecer outras culturas. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo fora do meu país fez e faz-me crescer como pessoa e profissional. Estudar na EHTD-L fez-me criar esse gosto pelas viagens e por conhecer outras culturas gastronómicas.



A rubrica "De Lamego para o Mundo" sai todos os meses com a newsletter da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego. Caso deseje subscrever clique aqui: https://tinyurl.com/2xahr8js

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image