Publicado em

data

Escola do Turismo de Portugal //

Douro - Lamego

Dia Mundial da Alimentação
Image

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), que é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los. Em cada ano um tema é escolhido e em mais de 150 países, ocorrem celebrações com a realização de diversos eventos.


Em 2020, ano atípico, devido à pandemia o tema lançado leva-nos a repensar na nossa alimentação e saber que juntos, podemos cultivar, alimentar, preservar o nosso mundo.


Todos temos um papel a desempenhar na concretização da visão de um mundo sem fome nem desnutrição. Não devemos permitir que os hábitos sustentáveis sejam esquecidos em tempo de crise. Podemos fazer escolhas alimentares saudáveis. Podemos fazer a parte que nos compete na redução do desperdício. Podemos exercer pressão junto das empresas e das organizações para que partilhem conhecimentos e apoiem sistemas alimentares e meios de subsistência sustentáveis e resilientes.


De acordo com a FAO, a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) apresentou 5 medidas essenciais para uma alimentação mais saudável e sustentável dos portugueses, que devemos seguir:

·         sempre que possível comprar a produtores locais;

·         preferir alimentos frescos, locais e da época;

·         ter uma alimentação mediterrânica;

·         repensar, reduzir, reutilizar e reciclar;

·         ajudar a promover a Alimentação Saudável e Sustentável. 


Portanto, este ano, deixo-vos o desafio de publicarem refeições saudáveis e sustentáveis, identificando com #HeróisDaAlimentaçãoehtdl

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Newsletter

Siga-nos

Image