Publicado em

11 de Outubro de 2021

Escola do Turismo de Portugal //

Coimbra

DO OTIMISMO E DA ESPERANÇA RENOVADA NA REDE DE ESCOLAS DE HOTELARIA E TURISMO

Image

Dada a coincidência deste texto me ter sido solicitado na “ressaca” da semana do Turismo (inerente às comemorações do World Tourism Day, 27 de setembro) e no fim da semana de acolhimento aos novos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), entendi que poderia aqui trazer, numa perspetiva simbólica, mas, espero, materialmente significativa também, o discurso que proferi a todos os novos alunos na primeira sessão da referida semana de acolhimento. Discurso, naquele momento, suportado por uma apresentação powerpoint, aqui adaptado à escrita, “revisto e aumentado” para os efeitos pretendidos neste espaço, darmos a conhecer o melhor possível aos leitores o nosso, os nossos, projetos educativos de escola.  


(6 de outubro, Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra)


Caros(as) Alunos(as),


Sejam muito bem-vindos à vossa nova Escola! Bem-vindos ao Ano Letivo 2021-2022, bem-vindos ao vosso Futuro! De facto, é costume usarmos esta última expressão nestas ocasiões, pois este é um momento que marca o início de uma nova etapa nas vossas vidas, uma etapa, um caminho, que tem pelo menos três objetivos fundamentais:


(1) terminarem com sucesso o vosso curso na nossa escola, completarem este fundamental ciclo de educação e formação nas vossas vidas;


(2)
ingressarem no mundo do trabalho, iniciando uma carreira no setor do Turismo, setor este de grandes oportunidades profissionais, vocês sabem-no, é por isso que aqui estão;


(3)
prosseguirem estudos de nível superior, nesta ou noutras áreas, mas de preferência nesta, na nossa área, o Turismo, que muito necessita de profissionais altamente qualificados. Quem me conhece e ouve nesta e noutras circunstâncias, sabe que aqui chegado insisto sempre nesta(s) ideia(s): continuem a capacitar-se, académica e profissionalmente, na nossa escola, noutra Escola de Hotelaria e Turismo, em qualquer escola de qualquer outro sistema, em qualquer Politécnico ou Universidade, pois mais educação, mais formação, é o que permite ambicionar melhores carreiras, melhores condições de trabalho, maior realização pessoal e profissional. Façam-no, lutem por isso!


Muitos parabéns por aqui estarem, por terem conseguido entrar na nossa escola, pois acreditamos que fizeram a escolha certa. Obrigado, também, por nos terem escolhido. É sempre com grande alegria e esperança renovada que abrimos um novo ano letivo, que acolhemos novos e atuais alunos. Porque um novo ciclo se inicia e devemos ter sempre um espírito otimista num início, ou reinício, de ciclos. Espírito otimista e esperança renovada, este ano ainda mais acentuados, pelas razões conhecidas e que têm a ver com a forma como decorreram os dois últimos anos letivos. Assim, também aqui, no domínio do otimismo e da esperança, são três as ideias fundamentais que importa destacar e que gostaria de partilhar convosco:


(a) o controlo da pandemia de COVID-19, o gradual, agora acentuado, desconfinamento e consequente aligeiramento de medidas restritivas às nossas ações. Finalmente, estamos cada vez mais perto da normalidade e realidade que conhecíamos, já poderemos fazer mais e melhor outra vez, já podemos dar-vos aquilo que não pudemos dar nos últimos tempos, apesar de todos os esforços de formadores, professores, funcionários e alunos que estiveram connosco nas fases mais agudas da pandemia… todos verdadeiros heróis!  


(b)
a retoma da atividade turística, em todas as suas vertentes, que permite vislumbrar desde já um novo período de crescimento económico das empresas e do setor, com certeza ainda a “lamberem as feridas” de tudo o que se passou nos últimos 18 meses, mas, felizmente, já em franca recuperação e nova afirmação;


(c) 
a procura de profissionais qualificados, por parte das empresas do setor do Turismo, que decorre do ponto e situação anteriores, que reforça a necessidade da formação profissional nas áreas que trabalhamos na nossa escola, nas nossas escolas. As empresas enfrentam neste momento uma grande dificuldade, que é não conseguirem recrutar o efetivo de mão de obra de que necessitam para a operação que desenvolvem. Se já era um problema antes da pandemia, agora, nomeadamente nesta fase de retoma, parece que se agravou. Desta forma, as perspetivas de empregabilidade dos nossos alunos são, voltam a ser, francamente positivas, com taxas de inserção no mundo do trabalho elevadíssimas após terminarem os seus cursos, queiram vocês, caros alunos, fazer bom uso das ferramentas que vos vamos passar, fazer bom uso das competências que aqui, e nos estágios, irão desenvolver. Terão ofertas várias de trabalho, de emprego, terão então, sim, de saber escolher, de selecionar criteriosamente aquilo que “vos colocarem à frente”, as condições de trabalho que vos propuserem, as perspetivas de carreira que se vos depararem. Portanto, avancem com grande entusiasmo e confiança nos vossos cursos, terminem o mais depressa possível e com sucesso, pois é todo um mundo que vos espera lá fora, que está aberto para vós! Sobre isto, também me conhecem por usar frequentemente esta expressão e ideia: quando digo “mundo” é em sentido literal, pois os nossos alunos, vocês, ficam preparados para trabalhar em Coimbra, na Região Centro, em Portugal ou no estrangeiro (onde temos imensos ex-alunos e em lugares de destaque!), dado que as competências técnicas e profissionais aqui adquiridas são transferíveis para contextos internacionais - por isso, muita atenção também às aulas de Inglês!


E nós, quem é que nós somos, o que é a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vossa escola a partir do momento em que se matricularam e a partir de hoje vossa “segunda casa”? Talvez não estejam ainda muito habituados à nossa estrutura orgânica, à nossa organização institucional, daí que vos queira referir que esta escola, ao contrário, muito provavelmente, das escolas que frequentaram antes de aqui chegarem, não pertence ao Ministério da Educação, mas sim ao Ministério da Economia e Transição Digital (somos únicos, especializados, diferentes, nesta forma de organização). Descendo um pouco mais na hierarquia governamental, temos ainda a Secretaria de Estado do Turismo e, agora sim, a nossa tutela direta, o Turismo de Portugal, IP (Instituto Público), a cuja rede de Escolas de Hotelaria e Turismo pertencemos, rede esta composta por 12 escolas, de norte a sul do país (de Viana do Castelo a Vila Real de Santo António). Estão a ver? Vocês estão no centro, podemos adaptar um antigo aforismo popular e dizer que “no centro é que está a virtude”. Vamos ver se é mesmo assim.


A EHTC tem uma história de 31 anos de atividade, serão 32 já a partir do próximo dia 29 de novembro, pois foi fundada em 1989. Tudo aquilo que aqui encontrarem, as pessoas, as instalações, os equipamentos, os materiais e utensílios, são o capital acumulado desta história, capital este que está agora ao vosso serviço, à vossa disposição, consubstanciado em conhecimento(s), experiência(s) e as melhores condições de trabalho e formação para alunos, formadores e professores. Saibam também aproveitá-lo! A escola onde estão hoje não é apenas uma escola, gostaria que entendessem e compreendessem este conceito desde já. Desafio-vos a perspetivarem um hotel… que tem as seguintes áreas operacionais: cozinha, pastelaria, restaurante, bar, lavandaria, economato, receção, quartos… não é? Pois nós também temos tudo isso aqui! Isto decorre da natureza da nossa atividade formativa, naturalmente, e, como disse atrás, para podermos proporcionar aos nossos alunos e aos nossos colaboradores as melhores condições. A que acresce o facto de em algumas áreas estarmos abertos ao público em geral, isto é, recebermos clientes externos (no nosso caso, de uma forma mais premente, no nosso Restaurante Pedagógico ou de Aplicação). Assim, seria importante que fossem interiorizando desde este primeiro dia esta ideia, este conceito, chegaram a uma “Escola-Hotel”! Neste espaço pretendemos contar com atitudes, postura e comportamentos de alunos dignos de uma Escola de Hotelaria e Turismo (inclui um código de vestuário e apresentação pessoal e profissional próprio), distintos e distintivos, e que por isso são reconhecidos lá fora também, na comunidade envolvente, no mercado que servimos! São estes os valores que enformam o nosso projeto educativo, que tem tido sucesso ao longo destas três décadas de atividade, basta ver também o sucesso dos nossos ex-alunos! O sucesso deles é o nosso sucesso! O mesmo acontecerá convosco, por certo! Não nos esquecemos de acompanhar os novos tempos, alteramos regularmente planos curriculares, conteúdos pedagógicos, metodologias de ensino e formação, renovamos instalações, adquirimos novos equipamentos, abrimo-nos ao empreendedorismo e à inovação, às parcerias e ao trabalho colaborativo. Queremos acrescentar valor. Queremos acrescentar-vos valor!


Meus caros, os dados estão lançados, façam a vossa “jogada”, a vossa aposta, o mais rápida e eficazmente possível, tudo muda muito depressa!


Tenham uma muito boa semana de acolhimento - onde muito do que aqui falei será ainda mais desenvolvido e muitas outras coisas mais vos serão dadas a conhecer por outros colegas meus. Tenham um excelente ano letivo, contem com a Direção da vossa escola para tudo aquilo que precisarem. Exigimos, mas ajudamos muito também. Damos para receber. Recebemos para dar. Bem-vindos ao vosso Futuro!      


José Luís Marques

Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

 

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image