Publicado em

6 de maio de 2019

Escola do Turismo de Portugal //

Lisboa

FORMAçÃO - BOAS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CICLO OPERACIONAL DE F&B
Image

Data de início:

20 de maio de 2019

Ação de formação dirigida aos profissionais da área da F&B que pretendam obter e/ou atualizar conhecimentos em gestão de F&B, serviço ao cliente, vendas e marketing.

METODOLOGIA

Formação orientada para a partilha de conteúdos pragmáticos e direcionados à realidade operacional da restauração, incluindo acompanhamento na análise de estudo de casos.

PROGRAMA

BOAS PRÁTICAS DA GESTÃO DO CICLO OPERACIONAL DE F&B

Os pontos críticos e as oportunidades da operação F&B


Conhecer a sensibilidade das margens do negócio de F&B.


Reconhecer a importância de cada etapa do ciclo operacional F&B.


Riscos e Oportunidades - Compreender os impactos na operação F&B dos fatores internos e externos.


Identificar os diferentes tipos de custos / desperdícios e os impactos na gestão de alimentos e bebidas.


Perceber a importância das fichas técnicas, do cálculo de rácios e do controlo de custos.


Conhecer diferentes fórmulas de cálculo dos preços de venda.


Desenvolver uma melhor capacidade de decisão mediante a análise de dados.



DESIGN & ENGENHARIA DE MENUS

Otimizar o Menu para se incrementar a rentabilidade


Reconhecer o que o Cliente quer e as formas de captação dos mercados alvo.


Compreender as fases do processo do ciclo da inovação.


Desenvolver competências de adequação do Menu ao conceito e aos objetivos de diferenciação - Conhecer metodologias e boas práticas de criação e design de Menus.


Conhecer como obter os dados para o cálculo dos resultados da popularidade / rentabilidade dos itens do Menu.


Desenvolver uma melhor capacidade de decisão perante os dados da performance dos pratos do Menu.



O ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA, A GESTÃO DE RECLAMAÇÕES E DA REPUTAÇÃO ONLINE

Ferramentas para a criação de boas memórias


Perceber quem é o Cliente, as suas necessidades e expectativas.


Saber pensar como o nosso Cliente para melhor compreender os processos de melhoria.


Reconhecer o que é serviço de excelência e como se pratica.


Conhecer os momentos da verdade e as chaves para o sucesso.


Reconhecer a importância do atendimento de excelência e da boa gestão de reclamações operacionais.


Conhecer os impactos da deficiente comunicação interna e da carência do espírito de inter-ajuda.


Conhecer boas práticas do tratamento de reclamações online (e offline) e compreender a importância da conversão.


Compreender o valor da reputação e as suas consequências.


Compreender a importância da construção e ampliação da reputação online.



VENDAS E MARKETING APLICADOS À RESTAURAÇÃO GANHAR CLIENTES

Atrair, Envolver e Servir Objetivos


Conhecer os princípios de Marketing e a aplicação à realidade.


Reconhecer a importância da segmentação para a captação dos Clientes alvos.


Capacitar para a importância da monitorização do competitive set e para a constante atualização dos conhecimentos de novas tendências.


Perceber a importância da criação de valor pela conceção de propostas diferenciadoras.


Detetar oportunidades para incremento de vendas pelo up-selling e cross-selling.


Perceber a importância da qualidade do serviço prestado no resultados obtidos, na reputação e na retenção.



TRABALHO FINAL DE ESTUDO DE CASOS E DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS - ANÁLISE, PARTILHA E DEBATE DE CASOS CONCRETOS PROPOSTOS PELOS FORMANDOS (5ª e 6ª sessões)



FORMADOR

Marta Sotto-Mayor

DATA

20 de maio a 4 de junho de 2019 (2.ª e 3.ª feiras)

HORÁRIO

18h30 às 22h30

VALOR

150 euros

LOCAL

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa

Rua Saraiva de Carvalho, 41 – Lisboa (Campo de Ourique)

INSCRIÇÕES

https://docs.google.com/forms/d/10vcTvbSZ_mtgJQsLHQtfs553kO7P48HwpJT_tP1JBrc/edit

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o curso pode contactar:

Email: ligia.gomes@turismodeportugal.pt

Telefone :211148909

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Newsletter

Siga-nos

Image