Publicado em

11 de março de 2020

Escola do Turismo de Portugal //

Info

Nova via de ingresso ao ensino superior para os estudantes do ensino secundário profissional
Image

Sabias que o acesso ao ensino superior, para os estudantes que tenham concluído o Ensino Secundário através das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados, vai mudar?

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 5 de março, o Decreto-Lei que cria os concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o ensino secundário através das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados.

O Decreto-Lei tem por objetivo a criação de uma nova via de ingresso para estes estudantes, reduzindo, desta forma, as desigualdades que ainda se verificam relativamente a estes estudantes no momento de ingressarem no ensino superior.

Os alunos do ensino secundário das vias profissionalizantes e de cursos artísticos especializados, vão poder ter acesso ao ensino superior, sem fazer os exames nacionais, mas fazendo obrigatoriamente exames nas próprias instituições a que se candidatam, tendo em vista avaliar se dispõem dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos aos quais apresentem candidatura.

Atualmente 45% dos estudantes do ensino secundário frequentam as vias profissionalizantes e é propósito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior valorizar a especificidade e identidade do ensino profissional, reequilibrando a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.

Consulta AQUI as 13 FAQS da DGES, por certo responderão às tuas questões.

Mais informações em: acesso@dges.gov.pt

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Newsletter

Siga-nos

Image