Publicado em

17 de maio de 2018

Escola do Turismo de Portugal //

Info

Organização Mundial de Turismo distingue as ETP
Image

A Organização Mundial de Turismo, agência das Nações Unidas responsável pela promoção da sustentabilidade do setor, acaba de distinguir o projeto formativo do Turismo de Portugal - Tourism Training Talent -, com o 14º prémio UNWTO, na categoria Políticas Públicas e Governança, pelo exemplo de capacitação que visa preparar as futuras gerações de recursos humanos no turismo.


Num país onde o turismo assume uma importância cada vez maior na dinamização da economia, as pessoas e a sua qualificação são as prioridades da estratégia para o Turismo 2027.

Até outubro de 2017, Portugal recebeu 18.223 milhões de hóspedes, um crescimento de 8,6% comparativamente ao período homólogo de 2016, e foram criados mais 58.000 empregos no setor.

Queremos que o turismo seja o motor para o desenvolvimento económico, ambiental, mas também social do país. Para isso, definimos que as pessoas estariam no centro da estratégia: os turistas, os residentes e os todos os que colaboram diretamente nesta atividade.

Temos objetivos ambiciosos, 60% das pessoas que trabalham no turismo tem ensino básico e o objetivo a que nos propomos até 2027 é inverter a pirâmide.

Neste sentido, o Turismo de Portugal criou um novo e abrangente programa na sua rede de 12 escolas de turismo, a que chamou TOURISM TRAINING TALENT (TTT), focado essencialmente no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft skills, na inovação e na globalização dos profissionais do turismo, como base de sucesso do turismo em Portugal.

Este programa visa o aumento das competências dos nossos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas tendências; abrir as escolas à comunidade e o incentivo ao empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando as carreiras, promovendo o trabalho no turismo.

O plano de ação previu projetos a 360o dentro do que foi equacionado para o Sistema de Formação Turística em Portugal.

Assim, foi realizado um extenso trabalho de revisão dos curricula de todos os cursos de especialização tecnológica, incorporando disciplinas e métodos inovadores de aprendizagem em artes performativas, digital, gestão e comunicação adequados aos novos perfis de turistas e novas tendências e como resposta direta à evolução do mercado.

Como apoio à inovação e empreendedorismo lançamos dois programas de aceleração, o Tourism Creative Factory e o Open Kitchen Labs, com propostas de acompanhamento à criação de micro-negócios e desenvolvimento de ideias de negócios específicas para o setor, com uma forte interligação à economia de base regional.

Aderimos também a projetos diferenciadores no sistema formativo, como é o caso da plataforma on line Connective, que proporciona aos alunos das Escolas de Turismo o acesso a uma vasta rede de mentoring de âmbito internacional, permitindo exponenciar o sucesso da sua formação e perspetivas de carreira.

O TOURISM TRAINING TALENT (TTT) foi concebido com base na estratégia turística nacional (ET27), tomando em consideração as necessidades futuras do setor, procurando contribuir para aumentar a competitividade e posicionar Portugal como destino turístico de excelência.

O Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, admite que “receber este prémio dá-nos a certeza de que, apesar de ambiciosa, a estratégia que foi delineada e as consequentes mudanças que implementámos, eram imperativas num mercado em constante mutação.

Propomos um sistema de formação inovador, onde as Pessoas e o seu Talento são a base do sucesso de um setor. Pretendemos formar profissionais com empregabilidade que contribuam para tornar Portugal, cada vez mais, um destino turístico de excelência, um país onde o trabalho foi valorizado e onde se investiu nas pessoas, nas suas qualificações, qualificando as profissões do turismo e atraindo talento”.

Outros artigos:

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Newsletter

Siga-nos

Image