Publicado em

21 de Julho de 2022

Escola do Turismo de Portugal //

Oeste

Projeto de Formação em Cabo Verde

Image

No âmbito do programa de colaboração entre o Turismo de Portugal e o Instituto de Turismo de Cabo Verde realizou-se, entre os dias 23 e 28 de maio, nas ilhas de Santiago e de Santo Antão, o Programa de Capacitação de Agentes Autárquicos de Cabo Verde. Este programa, com o objetivo de reforçar a qualificação dos Agentes Autárquicos nas áreas da sustentabilidade, do digital e da estruturação de produtos turísticos, contribuindo para a valorização do território e para a criação de produtos turísticos criativos e inovadores contou com a presença de 52 Formandos de todas as ilhas cabo-verdianas e de 6 Formadores das Escolas do Turismo de Portugal.

 

Em representação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste estiveram presentes a coordenadora da Formação Executiva, Marta Marques, que assumiu também a coordenação da implementação do Programa em Cabo Verde e o coordenador dos cursos da área de Turismo, Nuno Garcia.

 

Os temas trabalhados neste programa de formação foram tão diversos como: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Turismo; Gestão sustentável dos destinos turísticos; Inovação com Valor; Sustentabilidade na estrutura do negócio; Turismo Sustentável e desenvolvimento local; Componentes do produto turístico; Avaliação do potencial turístico do território: recursos, mapeamento e atratividade; Metodologias para criação de produtos turísticos; Canais Digitais; Conteúdos Digitais; Pegada Digital para agregação de valor.

 

O Programa foi implementado na cidade da Praia, no Tarrafal e em Ponta do Sol e contou com 30 horas de Formação em cada um dos locais, perfazendo 90 horas de formação. Os formandos eram essencialmente vereadores e técnicos superiores dos municípios das ilhas São Vicente, Santo Antão, Maio, Fogo, Santiago, São Nicolau, Sal e Boa Vista. Apostar na qualificação das pessoas como fator essencial e basilar para se desenvolver uma Estratégia do Setor do Turismo foi um dos grandes objetivos.

 

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste vai continuar a integrar e desenvolver vários programas de intercâmbio com diversas instituições a nível internacional, que proporcionam aos alunos e professores experiências de formação e estágios internacionais em diversos países.

ImageImageImage
ImageImage

Outros artigos:

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Política de Privacidade

Newsletter

Siga-nos

Image