Bolsa de Formadores

Quem pode candidatar-se para ensinar nas Escolas de Hotelaria e Turismo?

Pode candidatar-se a formador das Escolas do Turismo de Portugal quem detém as habilitações literárias e profissionais exigidas a cada um dos grupos de recrutamento.
Preferencialmente, deverá ainda deter um CAP - Certificado de Aptidão Profissional de Formador, ou equivalente, e experiência profissional relevante nas áreas a que se candidata, especialmente no caso de disciplinas das áreas técnicas ministradas nas Escolas de Hotelaria e Turismo.
O candidato deverá indicar a escola/zona do país de sua preferência, bem como a sua disponibilidade. Caso ainda não conheça a sua disponibilidade, selecione 'disponibilidade completa'. Mais tarde, terá oportunidade de a alterar ou confirmar junto da escola.
Como apresentar uma candidatura?
Clicando no botão "registe-se agora", deverá preencher o formulário de candidatura com a informação solicitada. Ao submeter o formulário, fica automaticamente registado na "Bolsa de Formadores" do Turismo de Portugal, I.P., com user e password de acesso para poder consultar e atualizar os dados da sua candidatura.

Quais os cursos disponibilizados pelas Escolas do Turismo de Portugal?

As Escolas apresentam uma oferta formativa variada:

a) Cursos de Nível 4 e Nível 5 com equivalência académica e profissional;
b) Cursos dirigidos a profissionais do setor. Normalmente de menor duração, abrangendo as várias áreas.

Onde se localizam as Escolas do Turismo de Portugal?

As Escolas encontram-se distribuídas por todo o país.

Não obstante a formação dirigida a profissionais do setor é muitas vezes realizada fora das instalações escolares.

Aquando da candidatura, deverá indicar a sua disponibilidade, assim como as escolas ou zonas do país a que se candidata.

Como são analisadas as candidaturas?

Após validação, a sua candidatura será adicionada a uma Bolsa de Formadores do Turismo de Portugal, sendo-lhe enviada uma mensagem com essa informação.

As candidaturas residentes na Bolsa serão analisadas em função das necessidades de formadores verificada em cada uma das escolas, pelo que não é garantida uma resposta imediata à sua candidatura.

Como é efetuada a seleção?

Quando uma escola a que se candidatou necessitar de um formador com as suas habilitações, poderá ser convocado(a) para uma entrevista individual.

Após serem entrevistados todos os candidatos elegíveis, a escola selecionará um para essa vaga.

A sua candidatura permanecerá na Bolsa de Formadores durante o tempo que desejar. Poderá efetuar atualização ou alteração do seu perfil, preferências e disponibilidades em https://pe.turismodeportugal.pt/SGE_Presentation/, onde poderá fazer login com o seu nome de utilizador e password.

Quais são as valências de ensino mais procuradas?

As Escolas do Turismo de Portugal contam com um quadro base de professores permanentes, que cobrem uma grande parte das necessidades de formação.

As valências mais procuradas para completar o quadro base são para ensino nas disciplinas técnicas (hotelaria, restauração e bar) e para os cursos de especialização virados para os profissionais do setor, mas também se procura para completar o quadro em disciplinas base do ensino secundário e pós-secundário, sempre que necessário.

contactos

Em caso de dúvidas, entre em contacto connosco.

Email:

formacao@turismodeportugal.pt

Newsletter

Siga-nos

Image