O evento de 3 dias é uma forma de apresentar o trabalho desenvolvido por alunos e professores, no âmbito desta temática, apresentando projetos inovadores como o “Toque Azul” cujo objetivo é o de criar uma conserva de mar sustentável, como forma de divulgação da cultura gastronómica e económica local; mas também uma ocasião de promover o debate em torno de questões fundamentais no âmbito da ecologia e da sustentabilidade, sensibilizando alunos e demais comunidade educativa e comunidade local para temas como o desperdício de água, desperdício alimentar e de resíduos.

Nos dias 14 e 16 de maio as atividades são dirigidas aos alunos da escola. No dia 15 de maio as iniciativas previstas estão abertas à comunidade em geral.

Assim, este dia inicia-se com a organização de um Mercadinho Biológico às 9 horas, seguindo-se a palestra "Mel e Sustentabilidade" e o Workshop "Conhecer Microvegetais e as suas potencialidades", que irão acontecer pelas 15 horas e terão inscrições limitadas através do email  elsa.pereira@turismodeportugal.pt