Viana Abraça

Parceria Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e o Projeto Viana Abraça dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo

O projeto Viana Abraça surgiu com o propósito central de evitar o envio de biorresíduos para aterro, através da promoção da sua separação na fonte e valorização através de compostagem. No eixo de intervenção da zona urbana o projeto contempla a criação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos alimentares onde se inclui a parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, pela instalação de um compostor e formação da comunidade escolar para a sua utilização.

De entre as principais vantagens do projeto Viana Abraça encontram-se a proteção do ambiente, com a diminuição das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) produzidos pela deposição de biorresíduos em aterro; e a proteção dos recursos naturais, através da transformação dos biorresíduos em fertilizantes orgânicos de elevada qualidade e outras formas de valorização no contexto da promoção de cadeias de valor sustentáveis da bioeconomia.