18 out 2023
Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril

EHT do Estoril recebe reunião de peritos nacionais de estudo promovido pela OCDE, dedicado ao ensino profissional

A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril acolheu ontem a reunião de peritos nacionais do novo estudo promovido pela OCDE dedicado ao ensino profissional, o International VET Assessment. A reunião contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa e de Michael Ward, Senior Policy Analyst da OCDE.

O International VET Assessment tem como principal objetivo apoiar os países no reforço dos seus sistemas de competências através do desenvolvimento, testagem e implementação de uma avaliação internacionalmente normalizada dos resultados dos programas iniciais de educação e formação profissionais.

A reunião promoveu a partilha do primeiro draft do quadro de referência que servirá de base à implementação do PISA VET, bem como a reflexão dos desafios ao arranque e desenvolvimento do projeto piloto. Este momento promoveu também uma ponderação cuidada, por parte dos peritos nacionais, das cinco áreas identificadas, sobre o caminho na implementação futura desta iniciativa, nomeadamente, considerando os desafios da transição digital e climática.

A coordenação nacional é feita pelo IAVE e pela ANQEP e envolve peritos de cada uma das áreas de educação e formação (Business and administration, Electricion, Health care, Car Mecatronics, Tourism & Hospitality, Employability skills).

O Turismo de Portugal, através Direção de Formação, participa neste projeto como team lider para a área do Turismo e Hospitalidade / Tourism & Hospitality, contribuindo desta forma para a valorização desta área de educação e formação em Portugal. São referência da equipa Regina Madruga, Diretora da Escola do Estoril, líder da equipa de trabalho, Tânia Ferreira (Técnica da DFR) e Ana Antunes (Formadora da Escola do Estoril) como membros do grupo de trabalho nacional.

Portugal participa neste estudo na qualidade de país de recolha de dados na fase inicial, de conceção do quadro de referência, seguida de suporte de apoio à testagem e desenvolvimento dos instrumentos de avaliação (entre 2022 e 2025), para posterior implementação no terreno.