10 out 2023

Ex-aluno da Rede de Escolas do Turismo de Portugal, foi eleito o Melhor Jovem Chef de Cozinha do Mundo

Nelson Freitas, ex-aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e de Coimbra, foi eleito o Melhor Jovem Chef de Cozinha do Mundo.

O jovem cozinheiro, em representação dos países ibéricos, venceu o Concurso S.Pellegrino Young Chef Academy 2022-23, que reconhece os melhores chefs de cozinha com menos de 30 anos.

A vitória foi alcançada com o prato Salmonete crocante, ouriço do mar e alho preto caseiro, que encantou o Grande Júri de chefs de renome mundial – Riccardo Camanini, Hélène Darroze, Vicky Lau, Pía León e Nancy Silverton. O prato foi elogiado pela intensidade, criatividade e equilíbrio perfeitos.

Com um deslumbrante prato de assinatura, Nelson Freitas, utilizando peixe entregue diretamente de Portugal, do qual aproveitou todas as partes para evitar desperdícios, surpreendeu o júri pela sua criatividade, estética e mensagem. A cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu no espaço de arte Pirelli Hangar Bicocca, em Milão, também contou com a presença dos vencedores em outras três categorias – Artur Gomes (S.Pellegrino Social Responsibility Award), He-Sen Liu (Acqua Panna Connection in Gastronomy Award) e Ian Goh (Fine Dining Lovers Food for Thought Award).

Massimo Bottura foi o convidado especial desta cerimónia, tendo aberto a noite com palavras inspiradoras sobre sustentabilidade "...não são apenas cozinheiros, mas também os guardiões do planeta”.

Parabéns Nelson – estamos muito orgulhosos de ti!