31 out 2023

Reunião Internacional no âmbito do Projeto VET4FOOD

Realizou-se na passada semana em Milão, uma reunião de trabalho de âmbito internacional, que contou com a participação da Direção de Formação do Turismo de Portugal, no âmbito do projeto europeu VET4FOOD.

Vivemos atualmente uma crise económica e social pautada por um contexto de emergência climática que se agudiza pela disparidade no acesso aos bens essenciais e tais motivos justificam encetar caminho na procura de soluções para uma transição ecológica inteligente, sustentável e inclusiva. Como tal, as área da educação e formação teriam que ser convocadas para fazer match com o sistema alimentar para que juntos pudessem participar e apoiar esta transição rumo à sustentabilidade.

É neste contexto que surge este projeto que pretende através da formação de capital humano incutir o desenvolvimento das “competências verdes” de modo a impulsionar uma consciência ecológica capaz de fazer frente aos desafios através da adoção de práticas e métodos amigos do ambiente.

O VET4FOOD tem como parceiros Bélgica, Espanha, Itália e Portugal e os objetivos do mesmo são: desenvolver um programa de formação que possa ser replicável e que promova as questões ecológicas consideradas essenciais para o setor alimentar nomeadamente, aumentar a qualificação da formação profissional no setor alimentar, aumentar a empregabilidade e reforçar a ligação entre a transição ecológica e o setor alimentar.

Há três destinatários do projeto: estudantes cuja formação seja mais direcionada para a área da hotelaria e restauração; agentes de ensino e formação profissional ligados ao referido setor e como a aproximação ao mercado de trabalho é também uma prioridade pretende-se que a formação também seja aberta a profissionais do setor que se revejam no projeto e que queiram atualizar as suas práticas, repensar o seu local de trabalho ou simplesmente conhecer uma abordagem mais ecológica.

Este projeto constitui-se como um importante instrumento no âmbito da sustentabilidade dos sistemas alimentares pois através das Escolas pretende desenvolver uma consciência ecológica para que a efetiva responsabilização e correta gestão dos recursos aliadas às escolhas conscientes e eco-friendly passem a assumir-se como uma escolha natural de todos porque é a melhor opção para o planeta.

Este projeto tem como objetivos: desenvolver um programa de formação que possa ser replicável e que promova as questões ecológicas consideradas essenciais para o setor alimentar; aumentar a qualificação da formação profissional no setor alimentar; aumentar a empregabilidade e reforçar a ligação entre a transição ecológica e o setor alimentar.

Em suma, pretende-se que o VET4FOOD seja um importante instrumento no âmbito da sustentabilidade dos sistemas alimentares, que através das Escolas desenvolva uma consciência ecológica para que a efetiva responsabilização e correta gestão dos recursos, seja aliada às escolhas conscientes e eco-friendly e se assumam como uma escolha natural de todos porque é a melhor opção para o planeta.