Testemunhos

O meu nome é Diana Peixoto, tenho 25 anos e sou natural de Guimarães. Iniciei o meu percurso no mundo da culinária ao frequentar o Nível 4 de cozinha. Foi durante o meu primeiro estágio no restaurante BUXA que percebi que ficar confinada dentro de uma cozinha não era para mim. Na mesma casa, surgiu a oportunidade de passar para a sala, onde permaneci durante 2 anos, conciliando o trabalho com o curso de cozinha.

Após concluir o curso, decidi especializar-me em serviço de sala e ingressei no curso de Gestão Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, atualmente designado como Curso de Gestão de Restauração e Bebidas e durante este curso, tive a oportunidade de realizar um estágio. Com o desejo de sair de Portugal, surgiu a oportunidade de estagiar no Restaurante Pepe Vieira, em Pontevedra. Embora tenha recebido a proposta de continuar a trabalhar, no final do estágio, optei por regressar a Viana para concluir o curso.

Enquanto frequentava a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, trabalhei também num restaurante de cozinha de autor, Le Babachris, onde tive contacto com uma carta de vinhos mais abrangente.

Após concluir o curso, trabalhei mais um ano em Portugal. No final desse período, regressei à Galiza, onde fui calorosamente recebida no Restaurante Pepe Vieira, onde tinha estagiado.

Cheguei à Galiza com 21 anos e aqui permaneço desde março de 2019. Em outubro do mesmo ano, iniciei a minha jornada no mundo da Summeleria.

Sempre tive interesse por este universo. Os meus avós faziam vinho em casa e, por isso, desde criança tenho curiosidade pelo mundo dos vinhos. Ao chegar ao Pepe Vieira, deparei-me com uma extensa carta de vinhos, que já contava com cerca de 300 referências na altura. Sabia que esse seria o meu caminho. Desde a conclusão do curso, em 2021, assumi a total responsabilidade pelas bebidas no Pepe Vieira, bem como em todos os outros espaços pertencentes à empresa, incluindo A Ultramar, uma taberna de tapas, e o Pazo da Buzaca, um espaço dedicado a eventos. No entanto, o meu foco principal é o Restaurante Pepe Vieira, que acaba de receber a segunda estrela Michelin.