Projeto Torna-te

O Projeto Torna-te pretende constituir-se como um espaço seguro dentro da escola, para a promoção da expressão autêntica de cada um.

É um projeto direcionado para alunos, de uma mesma turma, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, com a duração deum ano letivo. O tamanho do grupo varia, sendo que idealmente não deverá ultrapassar os 20 alunos. Os adolescentes, nesta idade, já vivenciaram experiências, onde tiveram a oportunidade de desenvolver competências em contextos de educação não formal e informal.

O projeto Torna-te pretende que o aluno traga para dentro da escola a sua pessoa, através da reflexão de experiências pessoais que considere significativas. Procura, num primeiro momento, acionar mecanismos de autorreflexão que permitam ao aluno tomar consciência do valor da sua experiência e das competências, habilidades, virtudes desenvolvidas nos contextos de educação não formal para, num segundo momento, poder transferir essas competências para outros contextos. Esse processo é realizado através da construção de um portfólio, onde o aluno é convidado a refletir sobre suas experiências, sendo este instrumento um documento personalizado, direcionando os alunos a um conjunto de possíveis insights sobre suas experiências como momentos que permitiram o seu desenvolvimento pessoal. O facilitador deve acompanhar os alunos neste processo de exploração, onde, através da valorização das experiências pessoais, pretende-se contribuir para um maior desenvolvimento da sua autoconsciência, autoestima, autoconfiança e um autoconceito mais positivo. Posteriormente, são convidados a apresentar uma de suas experiências, fazendo uma reflexão oral ou um workshop em torno da experiência escolhida, compartilhando com os demais colegas, promovendo um momento para a sua expressão, valorizando-a. Este momento pretende, de igual forma, promover a abertura e aceitação do outro, através da perceção das diferentes experiências como válidas para a construção de cada um enquanto pessoa e promover o desenvolvimento de relações interpessoais positivas.