17 mai 2023
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Entrevista com José Wahnon - alumni EHTP

1. Quais dos conhecimentos técnicos adquiridos na EHTP, considera que foram e/ou são, ainda, fulcrais para a sua carreira? Qual destacaria?

Disciplinas de Alimentação e Bebidas, técnica hoteleira, etc. Mas creio que todas foram importantes para o conhecimento geral de Hotelaria.

2. Sendo uma indústria de pessoas para pessoas, que competências pessoais/humanas valoriza como ideais para os profissionais da área? Destaca alguma que considere mais relevante?

Resiliência e resistência, honestidade, sentido de justiça, compromisso, inteligência emocional e liderança.

3. Quando escolheu a EHTP, fê-lo porque sentiu ter uma vocação, ou por outra(s) razão(ões)? Como identificou essa vocação?

Na época eu identificava-me muito com profissões de serviço. Eu já fazia trabalho em Restaurantes e bares e apesar de ter cursado alguns anos de Ensino Superior sentia que a minha vocação seria para Hotelaria.

4. Quais os principais desafios que um profissional deve enfrentar sem hesitações?

Muitas horas de trabalho, sacrifício de família, espírito de sofredor, relacionamento com diferentes culturas e pessoas, aprender a transmitir o que quer e os seus conhecimentos.

5. Qual foi o maior desafio da sua carreira? Porquê?

Ter vindo abrir um grupo Hoteleiro no Brasil onde foi tudo um reaprendizado.

6. De que forma se destaca a sua organização? O que a torna única? (Qual é a vossa “unique selling proposition”?)

Eu sou hoje administrador de um pequeno Hotel. A sua grande vantagem é a localização junto do mar e da lagoa.

7. Por favor descreva, se possível, uma das cenas mais caricatas com a qual lidou ao longo da sua carreira.

Quase daria um livro! Mas recordo-me de uma aqui no Brasil, em que mandei um rapaz da manutenção colocar uns quadros com alguns certificados obrigatórios na “parte detrás da Receção”. Tudo ok sr. Wahnon. Passados 2 horas passei na Receção e os quadros estavam pendurados na parede atrás do balcão que tinha uma decoração única!! Comunicação é difícil mesmo falando a mesma língua!

8. Tem alguma lição de vida que gostasse de partilhar? Algo que o marcou profundamente e contribuiu para a sua transformação como pessoa ou como profissional.

Nunca pense que já sabe tudo ou que não tem mais para subir. Sempre tem de aprender e crescer.

9. Quais os seus planos futuros em termos profissionais?

Desenvolver mais o meu Hotel.

10. Que conselhos deixa para os atuais alunos da EHTP e que em breve serão seus colegas?

Paciência, aprendizado e formação constante, capacidade de aprender dos outros, ver o que se está a fazer (muito pouco há que inventar). Nunca parar.

11. Com que frase gostaria de terminar esta entrevista?

Se soubesse o que sei hoje faria o mesmo que fiz há 38 anos e procuraria entrar na melhor Escola de Hotelaria!