Testemunhos

A minha paixão pela Cozinha cresceu com o acompanhamento de Chefs de renome internacional, como o Chef Yannick Alléno (França) e os Chefs Sergio Herman & Syrco Bakker (Países Baixos), todos com espaços reconhecidos com estrelas Michelin.

Decidi dar ouvidos à minha paixão e voz interior e enveredar definitivamente pela gastronomia. Percebi imediatamente que o caminho era apostar na formação e a seleção da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal foi evidente pelo carimbo de qualidade e excelência que o Turismo de Portugal imprime na formação. E a minha expectativa não foi defraudada. Desde a experiência de participar nos mais diversos eventos da escola à partilha de conhecimentos por parte de competentes formadores ou ao ambiente e infraestrutura da escola, que foram a cereja no topo do bolo.

O projeto Mar ao Largo foi marcante no meu percurso e, após concluir o Mestrado de Ciências Gastronómicas na Universidade Nova de Lisboa, assumi as funções de Coordenador do Curso de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e fui Chef Executivo na NX Academy. Atualmente abraço um projeto digital – Portugal Bem Temperado – para promover os locais icónicos e produtos ímpares regionais. É um programa de divulgação gastronómica e turística, de cinco episódios, filmado em cenários naturais de cortar a respiração. Os protagonistas são os produtos regionais harmonizados com vinhos da Península. E a primeira série é dedicada à cidade de Setúbal.

Mais recentemente abri o “Sóce” cujo nome é uma alusão à pronúncia particular na região aliada à fonética da palavra “molho” em inglês. Nesta casa de comeres tipicamente portugueses, pretendo refletir a minha experiência conquistada até ao momento, tendo como manifesto a valorização dos produtos de excelência e da boa comida e, como missão, a partilha desta paixão com quem entra no nosso espaço e se senta à nossa mesa. Aqui haverá espaço para a criatividade, irreverência, inquietude e audácia.