Enquadramento
O GERAt surge como um projeto inovador que integra turismo e educação, respondendo aos desafios da escola contemporânea na formação de jovens cidadãos ativos e conscientes.
Inspirado por estratégias nacionais e internacionais para promover a inclusão, a sustentabilidade e a valorização do território, o GERAt convida escolas, comunidades e parceiros a colaborarem em experiências educativas contextualizadas pelo turismo. Esta abordagem promove aprendizagens práticas e interdisciplinares, articula o currículo com as realidades locais e valoriza a participação da comunidade escolar.
Ao focar temas como identidade, inovação e cidadania, o GERAt posiciona-se como um motor de mudança para um turismo regenerativo e para a construção de territórios mais coesos, inclusivos e sustentáveis.




Razões para participar
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O turismo é usado para tornar a aprendizagem prática e ligada à realidade local.
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Métodos inovadores, como jogos e projetos, que tornam as aulas mais divertidas.
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Trabalho em equipa entre alunos, professores e comunidade, criando muita criatividade.
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Desenvolvimento de competências importantes, como pensamento crítico e cidadania.
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Conhecer e valorizar o património e a cultura local.
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Ligação da escola a parceiros do turismo e à comunidade.
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Inclusão de todos, promovendo respeito e diversidade.
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Acesso a recursos e ferramentas digitais para facilitar o trabalho.
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O turismo é visto como forma de melhorar e renovar os territórios.
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Transformar ideias em ações reais que ajudam a escola e a comunidade.
A palavra dos professores
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“A metodologia de projeto, a integração no currículo, o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais, o conhecimento e reflexão sobre o território e respetivas potencialidades.”
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"A metodologia de projeto, a integração no currículo, o desenvolvimento de competências sociais e comunicacionais, o conhecimento e reflexão sobre o território e respetivas potencialidades."
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“Vantagens para o aluno ao nível da cidadania ambiental, cultural, económica e digital.”
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“Nova perspetiva sobre o valor do território onde nos inserimos, novos conhecimentos, partilha, desenvolvimento da capacidade de comunicação e da capacidade de trabalhar em equipa.”
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“Os alunos adquirem competências ligadas às disciplinas intervenientes no Projeto, desenvolvem espírito de equipa e exploram o território onde residem e vão à escola. Começam a perceber a importância do turismo para a economia local e regional.”
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“A interdisciplinaridade que permite trabalhar conteúdos em diferentes disciplinas, a participação ativa na vida escolar de vários elementos da comunidade escolar e a divulgação do património da região.”
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“O aluno tem contato com o tema do Turismo com base no seu território e isso é muito importante pois permite que entendam que podem fazer parte da mudança e o território ganha cidadãos que o valorizam e apresentam soluções para o seu desenvolvimento sustentável.”