O projeto “Memórias de Aldoar”, desenvolvido pelos alunos do 7.ºA da Escola Básica Manoel de Oliveira (Porto), convida a descobrir um bairro histórico através de uma experiência turística imersiva, acessível e sustentável, onde o património e a comunidade se entrelaçam.
Partindo do desconhecimento generalizado sobre o bairro de Aldoar, os alunos criaram percursos pedestres e cicláveis, um website com roteiros georreferenciados, um passaporte turístico com descontos locais e sessões sonoras imersivas onde resgatam lendas, histórias, tradições e sons do bairro, tal como a Lenda da Fonte da Moura.
Com recurso a QR Codes, recolha de testemunhos locais, sinalética inclusiva, visitas de campo e conteúdos digitais, o projeto valoriza o território, promove a mobilidade suave e ativa o comércio local. A experiência foi pensada para ser acessível a todas as idades e mobilidades, unindo inovação, cidadania e sustentabilidade.
Mais do que um roteiro, é um convite a sentir Aldoar com todos os sentidos, promovendo um turismo de proximidade, afetivo e com futuro.
Saiba mais sobre o projeto aqui.