O projeto “São Torcato: Um Tesouro Verde no Coração de Guimarães” foi desenvolvido pelos alunos do 9.ºB da Escola Básica do Vale de S. Torcato e dá a conhecer esta vila rica em património natural, cultural e histórico. Através de um folheto turístico interativo e de um mapa com QR codes em três línguas (português, francês e inglês), os visitantes podem explorar locais como a Basílica de S. Torcato, o Campo da Ataca (onde se travou a Batalha de S. Mamede), a Rota dos Moinhos e os ícones da tradição minhota como os bordados e os lenços dos namorados.
Com uma abordagem interdisciplinar e sustentável, o projeto alia investigação local, criação de conteúdos digitais e produção artesanal de lembranças, reforçando a identidade e o sentimento de pertença à comunidade. Envolve ainda parcerias com entidades locais e promove o turismo cultural, inclusivo e de proximidade.
Mais do que um roteiro turístico, esta iniciativa é uma experiência educativa e cidadã, onde os alunos se tornam embaixadores do seu território, valorizando o passado e projetando um futuro mais consciente e partilhado.
Conheça mais sobre este projeto aqui.