Grucco - Grupo de Consumo de Campo de Ourique

EHTL e Caravana Agroecológica da FCUL

O grupo criado na EHTL permite aos colaboradores e alunos da escola e à comunidade de Campo de Ourique ter acesso a alimentos produzidos de forma sustentável, cujas produções os consumidores conhecem e que se situam num raio máximo de 50km no caso de frescos e de 500km no caso de secos (em Portugal Continental).

Os produtores beneficiam, porque o Grupo de Consumo assegura que a deslocação até ao local de entrega é financeiramente compensadora, e os consumidores beneficiam, porque obtêm de forma privilegiada produtos de elevada qualidade e sabor e promovem práticas agrícolas sustentáveis e de proximidade. E ainda o espírito de comunidade, pois os consumidores organizam-se entre si, a cada semana, para que todos encomendem e recebam e possam levantar, na escola, o saco reutilizado e reutilizável, com os produtos que encomendaram. Além destes benefícios, ainda se pretende que possa inspirar os nossos alunos, futuros profissionais de restauração, a adotar este tipo de práticas de compras em circuitos curtos.