03 NOV 2023

30 milhões de euros para a Transformação e Modernização da Rede de Escolas do Turismo de Portugal

Foi apresentado ontem, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, o Plano de Modernização e Transformação para a Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo, num investimento total de 30 milhões de euros em resposta aos desafios de qualificação e capacitação das Pessoas. Este plano incide, principalmente, na requalificação, modernização e especialização das infraestruturas, equipamentos e espaços de formação das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, até dezembro de 2026.

Eixos estratégicos de intervenção:

• 20 M€ para a Sustentabilidade. As medidas passam por garantir respostas às alterações climáticas através da construção de infraestruturas inovadoras e sustentáveis, gestão de recursos consciente e uma aposta na acessibilidade e modernidade sustentável.

• 4 M€ para o eixo da Transformação Digital e Conectividade atribuídos para a tecnologia em todas as áreas de aprendizagem, de modo a proporcionar aos alunos experiências imersivas com salas 360.º, conectividade digital mais eficiente, capacitação digital aos formadores, entre outros.

• 3,5 M€ para a Inovação com a criação de um novo Centro Enogastronómico - Food & Wine Labs na Escola Douro-Lamego e, em Óbidos, lançamento de uma pioneira Chocolate Academy: Paixão pelo Chocolate by Óbidos.

• 2,5 M€ para a criação de novos espaços de aprendizagem inovadores e dinâmicos, mais flexíveis e adaptados aos novos formatos de ensino (presencial, híbrido e online).​ O financiamento é assegurado em 20 M€ pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e complementado com 10M€ oriundos de verbas próprias do Turismo de Portugal.

Esta é uma das medidas previstas na Agenda para as Profissões do Turismo, uma iniciativa da área governativa da economia e mar, que visa dar resposta ao desafio do setor – aumentar as qualificações e rendimentos dos profissionais do turismo.