PT | EN
Notícias
Notícias
03 nov 2025

Turismo de Portugal inaugura Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda e internacionaliza formação

O Turismo de Portugal abriu o seu primeiro capítulo fora de fronteiras com a inauguração da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, em Angola, no dia 1 de novembro. O novo espaço formativo, com capacidade para 240 alunos por ano, nasce da parceria entre o Turismo de Portugal e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e será a primeira escola da rede portuguesa certificada a nível internacional.

A cerimónia contou com a presença do Ministro do Turismo de Angola, Márcio de Jesus Lopes Daniel, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, Pedro Machado, e da equipa dirigente do Turismo de Portugal, representada por Carlos Abade e Catarina Paiva.

O projeto de Cabinda representa um modelo de cooperação e transferência de conhecimento que permitirá levar o know-how português na formação turística aos países da CPLP.

O Turismo de Portugal apoia a gestão da escola, a formação de formadores e a criação de cursos adaptados à realidade angolana, garantindo a mesma qualidade e exigência pedagógica que caracteriza as suas 12 escolas em Portugal.

A oferta formativa inclui cursos de Técnico/a de Cozinha, Técnico/a de Restaurante/Bar e Técnico/a de Alojamento (housekeeping), com uma forte componente on-the-job, em ambiente escolar e empresarial. A aposta é clara: formar profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do turismo como novo motor económico de Angola.

"Estamos em Cabinda, uma província que vive do petróleo, mas é aqui onde damos um sinal claro, inequívoco e firme de que Angola está seriamente empenhada em fazer do turismo o seu novo petróleo verde e honra-nos presenciar hoje a materialização do compromisso estabelecido aquando da assinatura dos Memorandos de Entendimento entre Angola e Portugal no domínio da formação", afirmou o Ministro do Turismo angolano, Márcio de Jesus Lopes Daniel.

Já Pedro Machado , afirmou na ocasião que "o compromisso de cooperação na formação e capacitação de talentos angolanos e o interesse em expandir programas de reabilitação patrimonial e captação de investimento turístico em Angola, fazem parte da agenda institucional Portugal - Angola e deverão surgir novos projetos de continuidade."

A  rede de escolas do Turismo de Portugal é a única rede pública mundial de Escolas de Hotelaria e Turismo, reconhecida e certificada pela OMT e conta com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de projetos de talento para o turismo.

Subscrever Newsletter

Deseja receber às nossas últimas novidades? Subscreva a nossa newsletter e será primeiro a receber as nossas novidades.

Ao subscrever a nossa newsletter, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.