Novo Apoio para Alojamento

O Turismo de Portugal vai disponibilizar, a partir do ano letivo 2025/2026, apoio aos alunos da sua rede de escolas de hotelaria e turismo com uma ajuda financeira para suportar os custos de alojamento. Adicionalmente, todos os alunos que frequentarem uma das 12 escolas da referida rede vão ter também direito a alimentação gratuita. A 2.ª fase de candidaturas para o ano letivo de 2025/2026 decorre até 9 de setembro.
Numa altura em que o acesso ao alojamento é cada vez mais desafiante e dispendioso, o Turismo de Portugal assume a responsabilidade de promover políticas que respondam às dificuldades dos estudantes e das suas famílias. Estes apoios traduzem-se num fator determinante de equidade e inclusão e permitem que mais jovens escolham uma das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo sem que o custo com alojamento seja um obstáculo, contribuindo assim para a coesão territorial e o acesso à formação de qualidade.
Paralelamente, é lançada a gratuitidade da alimentação a todos os alunos, garantindo uma alimentação diversificada e saudável, aliviando as famílias desse encargo e valorizando a componente prática das escolas de hotelaria, onde a alimentação de qualidade é parte integrante da formação profissional.
// Apoio ao alojamento
Este apoio é mensal e pode atingir até 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo atribuído consoante o valor efetivamente pago pelo alojamento e destina-se a alunos que:
Residem a mais de 50 km da escola; ou
Vivendo a menos de 50 km, não dispõem de transporte compatível com os horários da formação.
O apoio não se aplica a alunos estrangeiros sem estatuto de residente de longa duração, salvo autorização excecional.
A medida abrange os alunos em continuidade, os já matriculados na primeira fase, terminada a 18 de julho de 2025, e os que se inscrevam na segunda fase.
// Formalização do pedido de apoio com os custos de alojamento
Os pedidos dos alunos para atribuição deste apoio serão analisados pelas respetivas escolas, sendo necessário apresentar:
Comprovativo de residência;
Comprovativo de custos de alojamento;
Justificação da incompatibilidade de transporte com o horário da formação.