Do território à inovação: a EHTC celebra o Dia Mundial do Turismo
Do território à inovação: a EHTC celebra o Dia Mundial do Turismo
A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra assinala o Dia Mundial do Turismo com um programa alargado de formação que percorre diferentes territórios da Região Centro e culmina, no dia 28 de setembro, na EHTC, com uma reflexão sobre os desafios da Inteligência Artificial no Turismo.
O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro, mas na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra a celebração começou mais cedo.
Ao longo de vários dias, a EHTC promove um programa especial de formação que leva conhecimento, experiências e reflexão a diferentes territórios da Região Centro, envolvendo municípios parceiros, profissionais do setor e comunidades locais.
Integradas nos projetos Formação + Próxima e SHIFT Coimbra, as iniciativas cruzam áreas tão diversas como o património, a cultura, a natureza, a gastronomia, a sustentabilidade, a comunicação e a transformação digital, aproximando a formação dos lugares, das pessoas e dos desafios concretos do Turismo. A programação atualmente publicada na Academia Digital identifica várias destas iniciativas como ações especiais do Dia Mundial do Turismo, promovidas pela EHTC e pelos seus parceiros.
Caminhar e fotografar a Curia ou Vale da Mó, descobrir a relação entre a Arte Xávega e a gastronomia, entrar pela Ria e conhecer o território através dos sentidos ou percorrer Coimbra com um novo olhar são algumas das experiências propostas. A estas juntam-se outras abordagens à fotografia, ao território e à forma como a tecnologia e a Inteligência Artificial estão a mudar a experiência turística.
A programação junta aprendizagem e descoberta, levando a formação para os lugares onde o Turismo efetivamente acontece.
Mais do que assinalar uma data, pretende-se envolver os territórios e as suas comunidades, valorizando os seus recursos e identidades e criando oportunidades para aprender, experimentar e refletir sobre um setor em permanente transformação.
Dia 28, a reflexão regressa à EHTC.
Depois de vários dias de formação no território e das iniciativas que marcam o próprio Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, a programação culmina, na segunda-feira, 28 de setembro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
A partir das 15h00, a EHTC recebe “Vamos fazer SHIFT? – Desafios da IA no Turismo”, uma sessão presencial integrada no SHIFT Coimbra e dedicada a um dos temas que mais rapidamente está a transformar o setor: a Inteligência Artificial.
A conversa reúne Hugo Francisco, Vítor Batista, da Present Technologies, e Miguel Antunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, trazendo à Escola diferentes perspetivas sobre os desafios e as oportunidades que a Inteligência Artificial coloca ao Turismo.
Tecnologia, território e pessoas encontram-se, assim, na EHTC para pensar a transformação da experiência turística e o papel que a inovação pode assumir na forma como conhecemos, comunicamos e vivemos os destinos.
É esta a forma escolhida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra para assinalar o Dia Mundial do Turismo: levar a formação ao território, aprender com quem o vive e trazer à Escola a reflexão sobre aquilo que vem a seguir.
Porque o Turismo muda. Os territórios também.
E preparar quem trabalha no setor para acompanhar essa transformação continua a ser uma das missões da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
A participação nas ações é gratuita, mediante inscrição.
Consulte aqui todas as ações promovidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e faça a sua inscrição através da Academia Digital do Turismo de Portugal.