O PODER DA ATENÇÃO NUM MUNDO DE RUÍDO foi o tema em debate na edição de 2023, da Academia de Formadores, que reuniu formadores e profissionais de todo o país.

Com a evolução da tecnologia e o acesso facilitado à constante cascata de informação é cada vez mais importante desenvolver novas capacidades de filtrar e priorizar o que realmente acrescenta valor ao setor.

A atenção é um recurso limitado e valioso, pois determina o que processamos e como respondemos ao mundo. No entanto, a atual cultura de híper conectividade tem levado à diminuição significativa da capacidade de manter o foco no que realmente importa.

Neste sentido, nos dias 11 e 12 de julho, os/as formadores/as das Escolas do Turismo de Portugal reuniram-se, na Academia de Formadores – um evento anual, organizado pelo Fórum Turismo, com o apoio do Turismo de Portugal - que se realizou em Fátima, para atualizarem e perspetivarem as suas competências formativas, sociais e profissionais, num ambiente inovador, dinâmico e inspirador.

O tema desta edição – O PODER DA ATENÇÃO NUM MUNDO DE RUÍDO - contou com oradores de renome, nacionais e internacionais, que partilharam casos práticos e estratégias com o objetivo de sensibilizar os participantes para a necessidade permanente de adaptação, num setor muito dinâmico, mutável e num mundo pautado pela transformação tecnológica.

Além do tema dominante, em destaque, em que a preocupação de nos mantermos equilibrados/as nas tomadas de decisão operacionais e, igualmente, resilientes funcionalmente, perante um mercado extremamente competitivo, debateram-se temas sobre o atual estado da formação em Turismo, o impacto da Inteligência artificial nos ambientes educativos, os negócios mais inovadores que estão a ter impacto no setor, a importância da diversidade nas salas de aula, a sustentabilidade de recursos ambientais e educativos e, sobretudo, como tornar as escolas de turismo mais atrativas para as novas gerações.

É a pensar nestas novas gerações e na transformação do comportamento do cliente – que passou por várias adversidades – que a Academia de Formadores tem um papel fundamental nos interlocutores que trabalham no setor e que formam o futuro talento do Turismo.