Notícias
Notícias
03 ABR 2023

AGENDA PARA AS PROFISSÕES DO TURISMO

A AGENDA PARA AS PROFISSÕES DO TURISMO foi apresentada a semana passada, na Academia das Ciências em Lisboa, pelo Secretário do Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Esta iniciativa do Ministério da Economia e do Mar é uma agenda estratégica, composta por 20 medidas desenhadas para promover o crescimento das qualificações, da atratividade das profissões e do número de profissionais de turismo. Destaque para o Plano Nacional para a Modernização e Especialização da rede de Escolas Hotelaria e Turismo; a concretização da Academia Internacional de Turismo – integrando ensino superior, ensino profissional, I&D e empreendedorismo; o ato de adesão pública de 5 empresas ao Cartão Atlas - programa de benefícios para os profissionais de turismo; a majoração do financiamento a empresas com boas práticas laborais e de formação; o reforço da formação para acelerar a dupla transição – climática e digital – e a internacionalização de empresas e marcas. Paralelamente estão, ainda, previstas campanhas para a valorização das profissões do turismo. Qualquer uma destas iniciativas envolve o Turismo de Portugal enquanto agente dinamizador e conciliador dos objetivos das diversas entidades e empresas que são chamadas a contribuir para este propósito.

O turismo é um setor essencial para a economia nacional e as pessoas são um dos seus principais ativos. Trabalhar em turismo, viver do turismo pode e deve ser motivo de orgulho para todos os que se dedicam a esta atividade. São iniciativas como as previstas nesta Agenda que podem vir a criar as condições para gerar retenção de talento e fundar carreiras de sucesso, atrativas e devidamente recompensadas.

A Agenda para as Profissões do Turismo é um documento aberto, em contínua construção, que tem como grande ambição: «tornar Portugal o destino de referência para estudar e trabalhar no setor do turismo». A sessão de apresentação da Agenda contou com a presença da Ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho e do Ministro da Educação, João Costa e com um painel de debate composto por diferentes profissionais do setor. António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar encerrou a sessão.

Subscrever Newsletter

Deseja receber às nossas últimas novidades? Subscreva a nossa newsletter e será primeiro a receber as nossas novidades.

Ao subscrever a nossa newsletter, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.