06 jun 2024

GERAt - Encontro Nacional 2024

Escola Secundária do Bocage vence etapa nacional do GERAt com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A 1ª edição do GERAt realizou-se em 2023 e contou com 12 escolas do Ministério da Educação que tiveram a oportunidade de olhar para o seu território e promover um projeto turístico que envolvesse e beneficiasse a sua comunidade local.

Em 2024, o GERAt ganhou uma nova dimensão e a sua implementação ao longo do ano letivo contou com 39 agrupamentos de escolas, 46 turmas, 925 alunos e o desenvolvimento de 40 projetos interdisciplinares. O GERAt contribui para uma abordagem escolar integrada e ambientes de aprendizagem colaborativos, criando espaço de entendimento mútuo, interação entre diferentes culturas e privilegiando a articulação com o território.

Durante o evento, além da apresentação dos projetos selecionados nas etapas de progressão regional (12 etapas), realizaram-se iniciativas interativas, educativas e partilha de experiências. Estas atividades tiveram como objetivo proporcionar uma compreensão abrangente sobre o papel do turismo no desenvolvimento sustentável e na valorização cultural e económica das regiões. Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com profissionais do setor, conhecer boas práticas e explorar novas ideias para promover o turismo de forma sustentável e inovadora.

Foi ainda apresentado o jogo Gerat – Território, Turismo e Talento – um jogo didático de tabuleiro – em desenvolvimento pela Science4You com o apoio do Turismo de Portugal, e que permitirá às escolas trabalhar as profissões do Turismo e realizar uma exploração autónoma do seu território, sob a lente da sustentabilidade ambiental, económica e social.

O projeto turístico vencedor pertence à Escola Secundária do Bocage que recebeu um prémio de 10,000€ atribuído pelo Turismo de Portugal.

Através desta iniciativa, o Turismo de Portugal reforça o seu compromisso em preparar as futuras gerações para desempenharem um papel ativo na valorização e inovação do setor turístico, em Portugal.