29 abr 2024
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Os nossos alunos estão de parabéns!

Os alunos do 3º ano do curso de Técnico (a) de Cozinha e Pastelaria, Afonso Branco, Mariana Malha e Miguel Rodrigues representaram a EHTPTM no concurso Eco-Ementas | Eco-cozinheiros, organizado pela ABAAE na EHT Porto, e  conquistaram os jurados com as suas ementas eco sustentáveis: Xerém de cataplana com besugo braseado, couve recheada de azeitona e espuma de salicórnia; Creme de ervilhas com ovo escalfado e presunto de Monchique e  “Texturas algarvias”, um bolo de laranja com compota do mesmo fruto, sorbet de figo de pita com crocante de alfarroba.

Na confeção destas ementas, os alunos tiveram a preocupação de escolher produtos regionais e da época que contribuíssem para uma pequena pegada carbónica, com um respeito profundo pela tradição gastronómica da região do barlavento algarvio e da dieta mediterrânica.

Os júris da prova salientaram como pontos positivos da prova dos 3 alunos o facto de terem usado “produtos da época, boas técnicas de cozinha e menus nutricionalmente bem equilibrados e harmonizados”.

No 2.º Eco Conselho do ano letivo, que se realizou no dia 24 de abril, os alunos foram homenageados pelos seus colegas e professores, partilhando a sua experiência e recebendo os seus certificados da prova.