10 jul 2023
Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Projeto eTwinning “LEGENDS AND MYTHS: tourism itineraries between culture and enogastronomy”

As turmas do 2.º ano de Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar desenvolveram, no âmbito do projeto integrador de turma intitulado “Direitos Humanos”, o Projeto eTwinning LEGENDS AND MYTHS: tourism itineraries between culture and enogastronomy.

Foi um projeto focado na formação profissional e desenvolvido em parceria com escolas europeias de Itália (Gubbio), França (Nimes) e Espanha (Barcelona).

Teve como principais objetivos:

• Fomentar a aquisição de competências profissionais relacionadas com a elaboração e organização de novos e inusitados roteiros turísticos, incluindo produtos regionais
  • Promover o conhecimento da história local, lendas e mitos, cidades e lugares, ambientes naturais
  • Promover a (re)descoberta e o uso dos recursos naturais
  • Promover a (re)descoberta de produtos alimentares e vitivinícolas típicos de cada região utilizados nos períodos que remontam as lendas e mitos, e compará-los com os produtos alimentares e vitivinícolas mais utilizados atualmente.
  • Desenvolver as competências linguísticas e de TIC
  • Promover a criatividade e autonomia
  • Desenvolver competências de pesquisa
  • Promover o trabalho colaborativo, partilha de ideias e opiniões e elaboração de equipas multinacionais para elaborar produtos conjuntos
  • Estimular e promover a interdisciplinaridade de acordo com os currículos das diversas disciplinas UFCDs e as escolas parceiras (a nível europeu)

Foi assim feita uma abordagem multidisciplinar, através de atividades integradoras desenvolvidas nas diversas áreas de formação (sociocultural, científica e tecnológica), tendo em conta os conteúdos das mesmas. Os alunos desenvolveram competências-chave tais como Literacia; Multilíngue; Digital; Pessoal, Social; Cidadania; Empreendedorismo, Consciência e Expressão Cultural.

Foi muito importante o contributo de todos os professores das turmas, bem como as parceiras de Espanha e França.

A apresentação do desenvolvimento do projeto ao longo do ano, culminou num Evento Medieval na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, no dia 7 de Junho de 2023. Este evento foi resultado de um trabalho de equipa entre as duas turmas, orientadas pelos respetivos formadores. Os convidados, maioritariamente intervenientes da comunidade escolar, como formadores e familiares dos formandos, puderam apreciar a representação da lenda “O Milagre das Rosas”, bem como várias danças e canções alusivas à mesma e à época a qual a lenda remonta, degustar um almoço medieval constituído por pratos com ingredientes usados na época, devidamente. O evento foi decorado com bancas onde se puderam ler “sinas” e adquirir alguns produtos regionais.

Os resultados específicos deste projeto foram:

• Ebook das lendas trabalhadas nos diversos países parceiros
  • Ebook de enogastronomia, com vídeos de doces conventuais confecionados pelos nossos alunos
  • Ebook dos roteiros turísticos
  • Outras atividades colaborativas acerca das lendas, nomeadamente o Evento Medieval

Os materiais foram elaborados durante as atividades mensais de ensino e aprendizagem a nível nacional e internacional.

Poderão consultar o resumo do projeto em: https://www.canva.com/design/DAFoEbF-mzo/azePY3SjEe7MN88BAy7qDg/view?utm_content=DAFoEbF-mzo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=publishsharelink

Reportagem do Evento Medieval: https://youtu.be/Fktr_KUowBM

É de referir também que a escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra renovou o seu Selo de Escola eTwinning, bem como adquiriu o Sele de Ouro relativamente ao eSafety.