Numa perspetiva de construção de uma cozinha identitária do território português aliada à preocupação com as questões da sustentabilidade, considera-se importante a reaproximação dos profissionais de cozinha ao contexto de cultivo dos principais ingredientes, numa abordagem multidisciplinar e segundo princípios ecológicos.
Tais modelos que servem de apoio ao conceito ‘From Field to Plate’ têm vindo a ganhar adeptos em projetos que visam a diferenciação.
Tem-se verificado uma enorme vontade de aprendizagem nesta matéria por parte dos profissionais de cozinha por reconhecerem nela um importante pilar para o desenvolvimento da sua profissão. Detetou ainda a necessidade de preparação de jardineiros que garantam matérias-primas adequadas às exigências gastronómicas atuais.
Urge assim, a criação de um modelo pedagógico de reaproximação entre estas duas profissões (jardineiros e cozinheiros) criando modelos pedagógicos com uma forte componente prática, capaz de integrar as diversas disciplinas.
Pela avaliação dos recursos físicos da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego e a sua inserção numa região de fortes raízes culturais reconhece-se nela um enorme potencial para o desenvolvimento de um projeto piloto neste domínio.