Notícias
Notícias
13 NOV 2023

12ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) arranca no próximo dia 15 de novembro

A 12ª edição do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG) vai arrancar no próximo dia 15 de novembro, em Esposende, com a primeira de três semifinais e roadshows que vão percorrer o país de norte a sul do país.

Este é o principal concurso nacional direcionado a jovens estudantes de restauração e hotelaria, com idades até aos 25 anos e que se encontrem a estudar numa escola de hotelaria em território nacional. É organizado pelas Edições do Gosto e anualmente desafia a que todos ponham os olhos nos talentos que vão marcar o futuro da restauração.

Dia 15, decorre a norte a primeira semi-final que se divide entre a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. De seguida, a 22, é a vez da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, receber o concurso. Por último, a 28, o JTG passa pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Já a grande final, que reúne os mais bem pontuados das provas anteriores, acontece dias 13 e 14 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

São 8 as categorias a concurso direcionadas a estudantes de sala/bar e de cozinha/pastelaria:

  • Artes da Mesa ICEL

  • Barman INTER Magazine

  • Plant Based by Bonduelle

  • Pastelaria NX Hotelaria

  • Tradição com Arroz Bom Sucesso

  • Barista Delta

  • Inovação com Bacalhau da Noruega

  • Cozinha Makro

Os roadshows foram uma novidade inserida o ano passado, no qual a organização convida jovens chefes, pasteleiros e bartenders em destaque no meio para demonstrações, apresentações e conversas que servem de inspiração para o futuro da gastronomia em Portugal.

A avaliar o futuro do talento português estarão chefes de renome como Luís Gaspar (Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte) - Presidente de Júri, Mauro Álison (Hotel Casa Palmela), Ana Magalhães (Chefe Cozinheiro do Ano 2022), André Cruz (Feitoria), Rafaela Louzada (Gruta), Lara Figueiredo (Penha Longa Resort), Fernão Gonçalves (Plateform), Inês Soares (Oficina) e Camila Amaral (Sauvage).

DIA NACIONAL DO ESTUDANTE DE GASTRONOMIA

Inserida no movimento JTG está também a celebração do Dia Nacional do Estudante de Gastronomia (DNEG), que este ano se comemora no dia 25 de novembro. Programado para celebrar este dia está um conjunto de conteúdos multimédia dedicados aos estudantes. Ao longo da tarde, vai ser transmitida a maior aula online de gastronomia.

Parte da iniciativa é a rota de restaurantes “Futuro à Prova”, com uma seleção de restaurantes com menus especiais e acessíveis para os estudantes de gastronomia. A lista de estabelecimentos aderentes é disponibilizada aqui e inclui espaços como Zunzum Gastrobar e Marlene, em Lisboa da chefe Marlene Vieira, Prado, em Lisboa do chefe António Galapito, Pica-Pau, em Lisboa, do chefe Luís Gaspar, Casa do Gadanha, em Estremoz, da chefe Rúben Trindade, Ó Balcão, em Santarém do chefe Rodrigo Castelo, Tombalobos, em Portalegre, do chefe José Júlio Vintém, Muxama, em Monte Gordo, da chefe Jossara Martins, entre outros.

A transmissão acontece no website da iniciativa (www.jovemtalentodagastronomia.pt) a partir das 14h e é de acesso totalmente gratuito.

Os chefes Luís Gaspar, David Jesus (Seiva), Diogo Novais Pereira (Porinhos), Wilson Pires (Verso Coktails) e Márcio Baltazar (Pasteleiro) são alguns dos oradores confirmados. Do programa fazem parte temas como ”a revolução vegetal”, “as tendências e o futuro da pastelaria” e “o uso dos cinco sentidos no bar”.

Durante a transmissão, serão sorteadas 8 refeições para duas pessoas, num dos restaurantes da Rota de Restaurantes Futuro à Prova. O sorteio decorre no Instagram @JovemTalentodaGastronomia_eg e será atribuído aos utilizadores que responderem mais rapidamente aos desafios lançados.

SOBRE O JOVEM TALENTO DA GASTRONOMIA

Mais do que uma rampa de lançamento, esta é uma plataforma de aprendizagem e que chama à atenção para o trabalho de formação turística que se faz nas escolas nacionais e o impacto que este tem na qualidade da mão-de-obra, de um dos sectores mais importantes da economia nacional, o Turismo.

De acordo com a organização: “Numa altura difícil para o recrutamento nas áreas da hotelaria e restauração, o Jovem Talento da Gastronomia vem reafirmar a pertinência e a importância de valorizar o talento e a aposta na formação. O JTG, mais do que um concurso, é uma plataforma de partilha de conhecimentos e de networking essencial para arrancar com sucesso na vida profissional”.

Subscrever Newsletter

Deseja receber às nossas últimas novidades? Subscreva a nossa newsletter e será primeiro a receber as nossas novidades.

Ao subscrever a nossa newsletter, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.