PT | EN
Notícias
Notícias
28 jul 2025
Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste recebe Selo OURO da RedEscolas AntiCorrupção

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi recentemente distinguida com o prestigiado SELO OURO da RedEscolas AntiCorrupção, um programa de literacia promovido pela Associação All4Integrity. Este reconhecimento de âmbito nacional é atribuído a Escolas que se destacam na promoção de uma Cultura de Integridade.

 

Mais de 60 escolas, em Portugal e no Mundo, desenvolveram inúmeros projetos de tipologias variadas, com uma forte matriz cívica, interdisciplinar e com uma amplitude que ultrapassou o espaço da sala de aula.

 

Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, referiu que “a distinção recebida pela Escola resultou do excelente trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2024/2025, que envolveu não só os alunos, mas também a comunidade educativa. O projeto foi coordenado pelas professoras Célia Antunes e Susana Maçãs, com o apoio de vários outros professores, incluindo Filipa Silva, Valter Boita, Dulce Caetano, Marina Braz e Susana Esteves.”

 

O diretor da Escola reforçou ainda que “promover um caminho de ética e integridade é um dos grandes objetivos desta iniciativa, porque tudo começa na escola, também em casa, por isso, os conteúdos deste programa são muito bem-vindos para a apoiar a transformação que a Escola pretende concretizar. Estamos a viver tempos muito difíceis e exigentes, onde constantemente somos confrontados com notícias de corrupção e crimes a vários níveis, por isso, agora mais do que nunca, temos de voltar a ensinar o básico e lembrar quais devem ser os grandes alicerces que norteiam a nossa vida comunitária nos vários setores de atividade económica, cultural e social.”

   

Durante o ano letivo, os alunos participaram em várias iniciativas, divididas em duas fases distintas. Na primeira fase, a partir da pesquisa, reflexão e desenvolvimento da consciência da temática, os alunos organizaram debates entre turmas sobre "A corrupção em Portugal e medidas para um caminho de integridade" e uma exposição dos trabalhos desenvolvidos para assinalar o Dia Internacional contra a Corrupção, que ocorreu a 9 de dezembro. Além disso, os alunos do 3ºAno dos Cursos “Técnico de Cozinha/Pastelaria” e “Técnico de Restaurante/Bar” elaboraram um glossário anticorrupção, partilhado com a comunidade escolar, e os alunos do 1.º Ano selecionaram cartoons ilustrativos de situações de corrupção. No final da primeira fase, a turma do 2.º ano do Curso “Técnico de Cozinha/Pastelaria” dinamizou um debate, onde partilharam os resultados das suas pesquisas e sugeriram medidas e estratégias para um caminho de transparência e integridade.

 

Na segunda fase do programa, os alunos reuniram-se com Vitor Marques, Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, e com a Drª Eugénia Grilo, responsável pela área da Prevenção do Risco de Corrupção, para discutir a perceção do Poder Local sobre a corrupção e analisar as estratégias implementadas para promover a ética, a transparência e a integridade. Assinalámos também o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a 23 de abril, com uma edição especial do jornal da escola, “EHTO sempre atenta”, dedicada às temáticas da corrupção e dos direitos de autor realizada pelos alunos do 1ºAno.

 

As iniciativas culminaram a 28 de abril com a palestra “A importância da Ética e da Transparência na Gestão dos Direitos de Autor”, realizada no auditório da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com a participação de Aida Reis, Diretora da Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, Francisco Gomes, Chefe de redação do Jornal das Caldas, Jan Van Dijck, assessor de direitos de autor, compositor e produtor, Daniel Pinto, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e Susana Maçãs e Célia Antunes, coordenadoras do programa na EHTO.

 

O programa Escolas Anticorrupção destina-se ao público escolar entre o 7º ao 12º ano e é aberto a qualquer estabelecimento de ensino – escolas públicas, privadas, ensino regular e profissional, em território português e/ou estrangeiro. Este programa de literacia anticorrupção, promovido pela Associação All4Integrity, visa aumentar a consciência dos jovens sobre a problemática da corrupção e contribuir para a mudança de comportamentos, promovendo uma cultura de integridade em Portugal.

 

Fotos:

  1. Reunião dos alunos com o Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha
  2. Reunião dos alunos com o Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha
  3. Debate realizado na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, com o tema “A Importância da Ética e da Transparência na Gestão dos Direitos de Autor”
  4. Reunião de trabalho dos alunos em sala de aula na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Subscrever Newsletter

Deseja receber às nossas últimas novidades? Subscreva a nossa newsletter e será primeiro a receber as nossas novidades.

Ao subscrever a nossa newsletter, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.