21 mai 2024
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

III Jornada da Sustentabilidade na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão realizou a sua III Jornada da Sustentabilidade nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2024, com uma agenda repleta de atividades para todos os gostos.

Visitas de estudo, apresentação de projetos, organização de workshops e de um mercadinho bio, debates, numa jornada que incentivou a reflexão, aprendizagem e adoção de novos hábitos, fortalecendo a conexão da escola com a comunidade local.

O evento começou com uma visita à Green Farm, uma empresa que produz cogumelos numa loja no centro da cidade, inspirando todos com sua abordagem ecológica.

Os alunos do 1º e 2º ano dos cursos Técnico(a) de Cozinha e Pastelaria e Técnico(a) de Restaurante e Bar apresentaram os seus projetos integradores e houve tempo também para a apresentação do projeto Toque Azul, que trouxe-nos a certeza de que a escola está a formar profissionais criativos, inovadores e de excelência.

O primeiro dia terminou com uma troca de experiências entre gerações, onde alunos e idosos de um lar no concelho de Silves compartilharam receitas tradicionais, canções e risadas, criando memórias inesquecíveis.

O 2.ºdia trouxe um mercadinho BIO com a presença de produtores locais e da comunidade e dois workshops que marcaram a jornada. Nuno Clara, conduziu o workshop "Micro Vegetais", e explorou o valor nutritivo e usos dos micro vegetais, além do cultivo hidropónico que economiza 80% de água. Daniel Correia, apicultor, conduziu uma degustação de méis regionais e discutiu a importância das abelhas na sustentabilidade.

A III Jornada da Sustentabilidade terminou com o eco-conselho que promoveu um debate em torno desta temática, que contou com a participação de Cidália Pacheco, do Chef João Oliveira, de Ion Volosciuc, de Júlio Ferreira e de André Matos.