Notícias Escola de Hotelaria e Turismo do Porto - todas

Alunos da EHTP vencem concurso nacional Eco-Cozinheiros 2025

Legends aproxima-se da EHTP e do futuro da hospitalidade

Marketing social no turismo: uma revisão sistemática da literatura
O marketing social, considerado uma ferramenta para a mudança voluntária de comportamentos de modo a atingir objetivos de bem-estar individual e coletivo, pode ser um elemento fundamental para mitigar os impactos negativos causados pelo turismo. Como tal, necessita de ser analisado para perceber qual a consequência real que este tipo de marketing tem no setor. É também fundamental mapear o conhecimento atual, de forma a possibilitar uma visão mais clara e esclarecedora sobre esta relação, estimular uma melhor reflexão e tornar mais produtivas as pesquisas futuras. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de 46 artigos, os quais foram posteriormente analisados à luz do método qualitativo (análise de conteúdo) e quantitativo (técnicas bibliométricas). Os resultados revelam que esse tema de pesquisa tem recebido atenção crescente, conforme evidenciado pelo número de artigos publicados nos últimos anos. Os resultados também indicam que existem alguns estudos empíricos que garantem a intervenção positiva do marketing social no turismo. Assim, vários artigos analisados defendem que o marketing social pode ser uma ferramenta potencial para alcançar um turismo mais sustentável, pois pode contribuir para mudar o comportamento indesejável de stakeholders. Este estudo também oferece diversos insights sobre possíveis pesquisas futuras, visto que se trata de um tema ainda em estado embrionário que pode permitir uma panóplia de possibilidades.

Inês Queirós da EHTPorto conquista prémio nacional de inovação

Transformando as narrativas habituais em torno do turismo acessível: da sensibilização à ação
No mundo empírico, a relação entre crenças e comportamento vai frequentemente na direção oposta: as nossas ações mudam as nossas crenças e preocupações, por intermédio de um processo de autojustificação e de autopersuasão. Como uma ação desencadeia outra, este processo pode andar de mãos dadas com o desenvolvimento de agência humana - saber como agir, dado que uma importante fonte de agência resulta da aprendizagem assimilada perante a observação das ações exercidas pelos outros. Nesse sentido, propomos uma abordagem para a comunicação acessível e para a narração de histórias que construa a agência das pessoas, isto é, a predisposição para a acessibilidade e para o turismo acessível, fornecendo uma variedade de possibilidades relacionadas com a tomada de ações positivas alusivas aos temas em causa. Palavras-chave: turismo acessível, agência humana, autoeficácia, comunicação, narrativas

Diretores das escolas do Turismo de Portugal reúnem-se no Porto para fortalecer o setor

Próximo Destino: Chile

Astroturismo e “Dark Skies” como atração turística alternativa em Portugal

EHTP Reconhecida pela Irmandade dos Clérigos do Porto com Galardão de Excelência

Entrevista com antigo aluno da EHTP Joaquim de Sousa

O departamento de andares não é só limpar
O departamento de Andares tem como principal função a limpeza dos quartos de hóspedes num hotel. Esta é a tarefa à qual se dedica mais tempo e atenção, contudo existem outras responsabilidades que requerem a mesma dedicação, para que o funcionamento da unidade hoteleira e o trabalho de todos os colegas flua. Ao enumerar essas tarefas, é possível reflectir sobre o impacto que as mesmas têm no dia-a-dia de um profissional de hotelaria, pois o departamento de Andares não é só limpar, mas também cuidar. E quando cuidamos com gosto, o serviço torna-se um prazer.
