Projeto GERAt destaca-se nos Hospitality Education Awards 2025 como Melhor Projeto de Inovação




















A Casa do Alentejo, em Lisboa, foi palco dos Hospitality Education Awards (HEA) 2025, uma cerimónia que distinguiu, no dia 1 de outubro, a excelência, o talento e a inovação na formação turística em Portugal.
Promovida pela Associação Fórum Turismo, em parceria com o Turismo de Portugal, a ANESPO, o IEFP e a RIPTUR, esta iniciativa voltou a reconhecer o contributo de profissionais, projetos e instituições que marcam a diferença na educação para o turismo.
Entre os premiados, está o projeto GERAt, das Escolas do Turismo de Portugal, distinguido com o prémio Melhor Projeto de Inovação.
GERAt: turismo, educação e cidadania ativa
O GERAt é uma experiência educativa transformadora que une turismo e educação com o objetivo de formar jovens cidadãos ativos, conscientes e empreendedores. Assente em valores de sustentabilidade, inclusão e valorização dos territórios, o projeto propõe uma nova forma de aprender - colocando os estudantes no centro de experiências reais, colaborativas e significativas.
Ao articular o currículo escolar com desafios do mundo real, o GERAt promove aprendizagens práticas e interdisciplinares, aproximando a escola da comunidade e do setor turístico. Através de atividades que cruzam disciplinas e saberes, os participantes são convidados a pensar criticamente, desenvolver soluções inovadoras e assumir um papel ativo na construção de um turismo mais regenerativo e sustentável.
A cerimónia reconheceu ainda José Manuel Simões, com o Prémio Fórum Turismo, entregue pela administradora do Turismo de Portugal, Catarina Paiva.
As Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal marcaram também uma forte presença entre os nomeados desta edição, refletindo a qualidade, a criatividade e a capacidade de inovação da rede de ensino público do setor.
Na categoria de Melhor Projeto de Inovação, estiveram nomeados: espuMar (Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão), GASTROMAR – I&D (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) e Mezze Escola (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa & Escola de Hotelaria e Turismo do Porto).
Também na categoria de Melhor Projeto Educacional, duas escolas da rede estiveram entre as finalistas: 2B4U Spot (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa) e Improvável (Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre).
Desde a sua criação, os Hospitality Education Awards têm consolidado o seu papel como a principal distinção nacional na área da formação turística, promovendo a valorização de profissionais, projetos e instituições que contribuem para a qualificação e competitividade do setor.
A edição de 2025 reforçou a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas e o papel determinante da educação e da inovação na construção de um turismo mais sustentável e humano.
Os prémios regressam em 2026, “com a missão de enaltecer e reconhecer o contributo de todos aqueles que, diariamente, elevam e transformam a Formação Turística em Portugal”, sublinha a organização.