13 out 2023

Seminários de sensibilização para Agricultura Biológica

Seminários de sensibilização para Agricultura Biológica arrancam já este mês, no âmbito de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO) e a rede de Escolas do Turismo de Portugal.

Em 2023, a convite da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), a rede de Escolas do Turismo de Portugal associaram-se ao projeto “Organic Food 4 Future”.

Deste projeto, surgiu a campanha ibérica “O futuro está na sua mesa com a folha verde”, que resulta de uma parceria entre a Agrobio e a Ecovalia, (associação espanhola) e pretende contribuir para melhorar a competitividade do setor da Agricultura e alimentação Biológica em Portugal e Espanha e aumentar o conhecimento sobre o logótipo europeu de certificação biológica.

Para concretizar este objetivo, o Turismo de Portugal e a Agrobio, conceberam Seminários de Sensibilização para a Agricultura Biológica a realizar na rede de Escolas do Turismo de Portugal, bem como a criação de um concurso de Cozinha Biológica, prova que será integrada no próximo Concurso Interescolas, em 2024.

Estas ações de sensibilização, para a importância da Agricultura e Alimentação Biológicas, terão início no dia 17 de outubro, nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e do Porto, e, posteriormente, rumam a sul para visitar todas as outras Escolas da rede.

Com estas ações a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica pretende sensibilizar a população escolar, formadores e alunos, para a importância da Agricultura Biológica e para o seu impacto positivo no planeta. Nestes seminários, os técnicos da Associação e os produtores locais convidados aproveitam para explicar como a produção de Alimentos Biológicos se processa, refutam alguns mitos sobre a Agricultura e Alimentação Biológicas e sublinham a importância de adotar uma alimentação que respeita as épocas naturais de produção agrícola.