Testemunhos

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego tem profissionais de excelência a formar profissionais de excelência, pelos conhecimentos, pelos valores, a ética, o rigor, o brio, a excelência, tudo isto marca a diferença e nos destaca dos demais.

A EHTD-L abriu-me imensas portas e apoiou-me em várias aventuras tanto europeias como internacionais e sem dúvida que isso me fez crescer enquanto pessoa e muito enquanto profissional.

Todas as experiências que tive permitiram-me crescer muito enquanto pessoa e como profissional e, antes de mais, quero agradecer desde já todo o apoio dos chefes e formadores que estiveram ao meu lado e me acompanharam em todas as competições direta e indiretamente.

Em 2019 participei no Interescolas e obtive o 1° Lugar na Categoria de Cozinheiro Aprendiz. Foi uma prova com cabaz. Marcou o início da jornada que me preparou para o mundo das competições: a pressão, os nervos, a dinâmica e sobretudo a partilha de conhecimentos e experiências.

Outro concurso que marcou foi o 5°Fish & Cooking, em Aveiro, na EFTA onde obtive o 3° lugar na Categoria de Cozinha. Foi um concurso baseado apenas e só no peixe e nos sabores da região, permitiu-me criar a fusão entre os sabores mais tradicionais e as técnicas do fine dinning.

Em termos internacionais vou destacar a minha participação na competição europeia da AEHT, que se realizou em Split em 2019. Foi um 3° Lugar na Categoria Culinary Arts, que me soube a ouro! Um concurso a nível europeu em que foi um desafio trabalhar com pessoas novas, com culturas e experiências diferentes. Bastante enriquecedor, com um espírito de competição enorme, onde a vontade de nos destacarmos é maior, onde a responsabilidade e a pressão se fazem sentir á flor da pele.

O Young Chef Olympiad 2020, realizado na Índia, um país com uma cultura totalmente diferente e nova para mim. Fui a aluna escolhida pelo Turismo de Portugal para representar pela primeira vez a Rede de Escolas e o país nesta competição internacional com 55 países a concurso. Uma palavra: inesquecível! Amealhei o Prêmio de Best Hygienic Practice e fui apurada no Top 20 mundial na disputa ao Plate Trophy. Posso dizer que esta foi a competição que mais me pôs à prova, pela diferença cultural, pela dimensão, pela responsabilidade e sobretudo por ser a primeira vez que Portugal estava a ser representado e queria muito marcar a diferença, poder mostrar tudo aquilo que sabia e conseguir uma boa classificação.

Sempre participei com o coração e com o objetivo de dar o meu melhor em tudo que estava envolvida e com o objetivo de mostrar todo o trabalho que era feito ao longo do ano.

Levo sempre comigo dois lemas: “Os prémios ganham-se durante os treinos” e “Fazemos coisas simples extraordinariamente bem!”.