.webp)
In Gazeta das Caldas, 10 de julho de 2025
Empreendemos juntos
Vivemos tempos onde empreender muitas vezes se confunde com várias corridas de 100 metros. Correr para crescer, correr para faturar e pagar dívidas, correr para vencer, correr para almoçar rápido, correr para responder a todos os e-mails e mensagens das redes sociais. E se empreender não for uma corrida solitária, onde olhamos para o lado apenas para medir quem está à nossa frente?
Acredito que empreender pode e deve ser um caminho partilhado. Feito de trocas, de apoio mútuo, de escuta e de verdade. Mas este caminho é feito de pedras e buracos, não dá para correr, ele tem que ser trilhado com calma, a calma necessária para não torcermos os pés. E é neste caminho que exatamente por não podermos correr, vamos encontrando pessoas incríveis à nossa volta. Sentamo-nos e conversamos, ouvimos e somos heróis uns dos outros, sem palcos nem posts para se fazerem likes e partilhas.
O que nos move não é ter uma marca maior, mais famosa ou mais lucrativa do que a do nosso vizinho. O que nos move é saber que podemos envelhecer com tempo para jantar em família, com tempo para olhar nos olhos dos nossos filhos assim que chegamos a casa. O que realmente nos move é vivermos uns para os outros, é sermos como que uma árvore que dá fruto e quanto mais fruto der mais ela é feliz.
O meu sonho é ver a nossa cidade crescer com ideias diferentes, histórias diferentes mas uma vontade em comum, a vontade de fazer parte de algo que transforma. E transforma com sentido. Porque aqui, empreender é sobre criar valor e não sobre competir por atenção.
“Todos podem ser grandes… porque todos podem servir.”
Martin Luther King
Servir a cidade. Servir uns aos outros. Servir com aquilo que sabemos fazer bem. Não se trata de romantismo, trata-se de um outro modo de fazer negócios, mais humano, mais consciente, mais presente. E a boa notícia é que ele já está a acontecer. Aqui, nas Caldas da Rainha.
Vamos continuar a fazê-lo. Juntos.
