21 jun 2024
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão destaca-se na 3.ª Edição do Projeto Comunidades Sustentáveis do ISMAT

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão integrou, mais uma vez, o Projeto Comunidades Sustentáveis promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), reafirmando seu compromisso com a inovação, cultura enogastronómica, responsabilidade social e transferência de conhecimento para além da comunidade escolar através do projeto EspuMar, parte integrante do SEA LAB – Clube de Ciência Viva da EHT Portimão.

Na 3.ª Edição das Comunidades Sustentáveis que teve lugar no passado dia 13 de junho de 2024, o projeto apresentado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão foi 1 dos 5 premiados na categoria de Projeto Turístico Aplicado às Aldeias do Barlavento Algarvio, num universo de 49 projetos realizados por estudantes das licenciaturas de Turismo, Design, Arquitetura, Psicologia e Desporto, que visavam o desenvolvimento e aplicação de ideias de turismo sustentável nas aldeias do barrocal algarvio.

O projeto apresentado pela EHT Portimão trouxe a cozinha molecular com a aplicação de técnicas de espuma e o uso de produtos do mar, neste caso, microalgas, para o desenvolvimento de produtos gastronómicos inovadores que respeitassem também a tradição gastronómica da região e o uso de produtos locais e autóctones, nomeadamente, a aguardente de medronho, os citrinos, o poejo, o porco preto e produtos hortícolas, da Freguesia do Alferce no Concelho de Monchique, contribuindo para o enriquecimento do produto turístico, da economia e da sustentabilidade da região. Resultaram das experiências realizadas, usando os produtos mencionados, duas receitas inovadoras: os Tacos Po-Mar e o Cocktail Al-Mar.