Francofonia celebrada com semana de atividades na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal








De 17 a 21 de março, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal marcou o Dia Internacional da Francofonia e da Língua Francesa, que se comemora a 20 de março, com um programa preenchido com atividades e iniciativas para destacar a riqueza cultural e gastronómica dos países francófonos.
Os pequenos-almoços de inspiração francesa, foram servidos na Sala Bocage durante toda a semana, não só aos clientes do 11 Hotel School, hotel de aplicação da EHT Setúbal, e à comunidade escolar, mas também ao público em geral, culminado no dia 21 de março com a turma de 3.º ano de Técnicas de Restaurante/Bar, com a formadora Chefe Rita Caldas, a apresentar cozinha de sala com crepes Suzette.
Os alunos de Técnicas de Cozinha/Pastelaria de 2.º ano, com orientação da Chef Joana Melo Duarte e com a orientação do Chef Mauro Álison, prepararam dois almoços especiais. A turma de Gestão de Restauração e Bebidas, com a Chefe Rita Caldas, na terça-feira, e a turma de Técnicas de Restaurante/Bar de 2.º ano, com o Chefe Luís Estevens, na quinta-feira, asseguraram os serviços de sala. No almoço de dia 18 de março, recebemos os representantes da Embaixada de França em Portugal e, no dia 20 de março, o Embaixador da Bélgica em Portugal, acompanhado da sua esposa. Com a colaboração da Alliance Française de Setúbal, o restaurante de aplicação O Quartel esteve repleto de membros das comunidades francófonas residentes na região de Setúbal, proporcionando um ambiente de intercâmbio cultural e celebração da diversidade.
Os menus dos almoços foram cuidadosamente elaborados para promover a gastronomia portuguesa, utilizando produtos e técnicas de inspiração francófona, numa fusão gastronómica que apelou aos sentidos dos convidados para apreciarem uma combinação de sabores e tradições gastronómicas.
A difusão e sensibilização para a cultura francófona que se procura com esta semana, faz-se também com atividades culturais dirigidas aos alunos, incluindo sessões de cinema e jogos de bingo. Há, ainda, lugar à exposição de trabalhos apresentados no concurso interno “Allons enfants de la planète”, uma atividade dinamizada pelas professoras de Francês, no âmbito da cultura e civilização francesas em interligação com o Programa Eco-Escolas, que desafia todos os alunos de nível 4 e de nível 5 a representar um monumento ou símbolo francês recorrendo à reutilização de materiais.
Durante toda a semana, é especialmente incentivada a utilização do francês para comunicar nos diversos momentos que celebram a Francofonia, idioma que os alunos da EHT Setúbal estudam durante todo o seu percurso formativo e que esta iniciativa visa enriquecer e cimentar com novas aprendizagens, há já vários anos.